Detran capacita servidores e policiais para identificar fraude veicular

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) realizou nesta semana duas turmas do Curso de Identificação Veicular – Vistoriador. As aulas foram ministradas nas cidades de Currais Novos, nos dias 02 e 03, e em João Câmara, nos dias 04 e 05, voltadas para servidores do Detran e para as Polícias Militar e Civil. O treinamento tem passado por várias regiões do Rio Grande do Norte. 

A qualificação possui uma carga horária de 20h/aula distribuídas em cinco disciplinas: Noções Básicas de Adulteração e Perícia; Procedimentos Administrativos; Identificação Veicular; Legislação de Trânsito; e Estágio Supervisionado. As instruções são feitas pela Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran) e seguem as diretrizes determinadas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O instrutor da Escola Pública de Trânsito do Detran (Eptran), Felipe Péricles, explica que, para os servidores do Detran, o curso é uma oportunidade de atualização e padronização de procedimentos, com as informações mais atuais que envolvem o campo da vistoria e lacração veicular. “Com esse treinamento, os funcionários do setor de vistoria terão maior capacidade técnica de detectar possíveis irregularidades no veículo, evitando, dessa forma, situações delituosas, a exemplo de clonagem e adulteração veicular em geral”, relatou Péricles. 

Ainda segundo o instrutor da Eptran, os policiais que participam da capacitação serão treinados para melhor verificar fraudes ou adulterações nos veículos e também na documentação do automóvel, conseguindo seguir observações técnicas para identificar se o produto é procedente de roubo, furto ou adulteração. 

Os dois cursos concluídos essa semana em Currais Novos e João Câmara treinaram 36 alunos. Os próximos beneficiados serão os policiais do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual do RN (CPRE), no polo Natal, nos dias 25 e 26 de março.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *