Covid-19: Aplicação da segunda dose da coronavac é suspensa em Natal por falta de vacinas

A aplicação da segunda dose da coronavac foi suspensa em Natal nesta segunda-feira (12) porque as vacinas acabaram. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal. 

A SMS confirmou que a vacinação com a primeira e segunda dose com a Astrazeneca continua normalmente na capital potiguar. 

A idosa Imaculada Conceição de Oliveira Miranda, de 73 anos, tomou a primeira dose da coronavac em 25 de março. Nesta segunda (12) ela foi a quatro diferentes pontos de vacinação em Natal e não conseguiu tomar a segunda dose. “Fui no Cidade Satélite, Candelária, Via Direta e agora na Arena e não consegui a segunda dose. Muito triste essa situação. A gente fica rodando, rodando e nada”, disse. 

Em nota a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informou apenas que “quando o estoque de coronavac for restabelecido, a SMS Natal informará a população”. 

A estudante de medicina Ilíria caldas Galvão, de 22 anos, tomou a última dose da coronavac disponível no drive thru da Arena das Dunas nesta segunda (12). “Fico feliz em ter tomado a segunda dose, mas triste por ser a última dose disponível. Agora é torcer pra chegar mais vacina”, disse. 

No bairro Potengi, idosos fizeram fila na USF Soledade 2 desde o início da manhã, mas só chegaram 10 doses de coronavac. 

Reserva da segunda dose 

No início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil o Ministério da Saúde recomendou que os estados e municípios guardassem os imunizantes destinados à segunda dose. No entanto, no fim de março, o Ministério da Saúde mudou a orientação e liberou o uso das vacinas armazenadas para uso como 1ª dose. 

No entanto, em 2 de abril o Governo do Estado do RN emitiu nota técnica aos municípios orientando que os imunizantes destinados à segunda dose fossem armazenados. 

A Secretaria Municipal de Saúde não esclareceu como é feito o controle das doses para que não faltem vacinas para a segunda dose. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a segunda dose da coronavac deve ser tomada até a 4ª semana (de 2 a 4 semanas) após a dose inicial. 

Em nota a Sesap informou que “orientou todos os municípios do Rio Grande do Norte, seguindo o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, sobre uso adequado das doses da vacina contra a Covid-19 para a sua finalidade de públicos, faixas de idade e critérios de imunização” e disse ainda que “não será autorizado, em hipótese alguma, a retirada de reserva técnica para antecipação de doses, sendo necessário que os municípios aguardem o recebimento de novas doses pelo MS”. 

FONTE: G1 RN  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *