Corridas de rua ganham cada vez mais espaço no cenário esportivo do RN

A busca pelo bem-estar e melhores condições de saúde tem feito emergir novas práticas na sociedade, e uma delas é a prática de atividades físicas. No Rio Grande do Norte uma modalidade que tem atraído cada vez mais praticantes é a corrida de rua, que além de ver crescer a busca de novos atletas. Em Natal, é cada vez maior o número de eventos que passam a integrar o calendário esportivo. São cerca de 80 corridas por ano.

A psicóloga clínica Kimberlly Lira de Carvalho atesta que a corrida de rua, assim como as atividades físicas em geral, é capaz de garantir melhores condições físicas para o praticante. “Porque elas proporcionam bem-estar e trazem prazer para diversas áreas cerebrais o que contribui para uma saúde mental equilibrada”, diz.

Todavia é importante estar atento a possíveis efeitos negativos que a prática física pode causar. É comum ao desporte o caráter competitivo, e é preciso tomar alguns cuidados para não exagerar na dose. “Os efeitos negativos da competitividade podem levar o praticante de corrida a desenvolver um processo de auto cobrança intenso que pode gerar sintomas como, por exemplo, de ansiedade caso não consiga alcançar um resultado de excelência”, explica Kimberlly Lira.

Ela completa com uma dica para evitar problemas com a competitividade: “A aceitação de que cada pessoa pratica atividade física dentro das suas possibilidades buscando fazer o melhor que pode é o mais importante”, diz a psicóloga.

Não há uma contagem oficial, mas a estimativa é de que o número de provas de corridas de rua passe de 80 até o fim de 2023 no Rio Grande do Norte. No calendário oficial da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Natal (SEL), existem apenas duas, as tradicionais Maratona de Natal e a Meia Maratona do Sol, que se transformou no maior atrativo da modalidade no estado, e um dos maiores no Nordeste, recebendo competidores de vários lugares de todo o Brasil anualmente.

“Hoje aqui, só no primeiro semestre, nós tivemos em torno de umas 40 corridas. E para o segundo semestre deve estar com mais ou menos isso aí, uma média de 40 a mais de corrida também até o fim do ano”, conta o corredor José Eriberto Alves, conhecido como Betinho.

Ele explica que a atividade passou por um grande aumento na procura há pouco mais de uma década, quando foi realizada em Natal uma prova que chamou a atenção e passou a atrair novos adeptos.

“Em Natal, a gente começou a ter um aumento no cenário de corridas em 2010. Tínhamos poucas corridas na cidade, apenas as mais tradicionais, tipo a do Corpo de Bombeiros e a Corrida de Tiradentes. E aí, tivemos um prova que, se eu não me engano, foi a do antigo jornal Diário de Natal. Ela foi meio que um divisor de água para a cidade, pois ela foi espetacular, com um bom investimento tanto da organização quanto da parte de mídia em geral. Com isso começou esse boom de corrida no estado. Desde então, a gente tem um crescimento gigante, tanto em números de corrida quanto em número de participantes”, explica Betinho.

O número de praticantes da corrida de rua no Rio Grande do Norte hoje é de aproximadamente 2 mil atletas. Mas existem provas que conseguem juntar um número muito maior de competidores, graças àqueles que vêm de outros estados, como a Meia do Sol, que no último dia 16 de setembro contou com mais de 9.000 corredores. Para o próximo ano, na edição histórica de 10 anos, a expectativa é de bater a marca dos 10.000 atletas.

Com o aumento de praticantes, grupos de apoio especializado também foram se formando ao longo do tempo. Um dos mais antigos de Natal é a equipe STI Runner, dirigido por Betinho, e que há 15 anos tem contribuído com o desenvolvimento da modalidade no Rio Grande do Norte.

Atualmente com 350 alunos ativos, ele chama a atenção para um dado: as mulheres estão se tornando maioria. Ela são 52% da turma de corredores que têm o auxílio técnico do professor Betinho.

Dicas para evitar frustrações na hora de escolher uma atividade física

– Buscar uma atividade que se sinta interessado(a) para praticar.

– Inserir aos poucos na rotina respeitando os limites do seu corpo e buscando manter uma constância na atividade.

– Lembrar que saúde é mais importante do que padrão estético e que podemos ser o nosso próprio padrão de beleza.

– Seja lá que atividade física for escolhida pensar nos benefícios que isso proporciona para saúde mental é o que faz toda a diferença.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *