Confira novos bairros com Intensificação de combate à dengue com fumacê em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), divulga o novo ciclo de pulverização de inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV) portátil e pesado (fumacê). O novo ciclo iniciou no dia 18 de março e segue até o dia 3 de abril nos bairros de Igapó, Santos Reis, Praia do Meio e Rocas, bairros selecionados levando em consideração a maior concentração de casos notificados e confirmados de arboviroses.

As ações são desenvolvidas nos horários das 4h às 8h, e das 17h às 20h, horário de maior atividade vetorial do mosquito Aedes aegypti, responsável por doenças como dengue, zika e chikungunya. Cada bairro receberá três visitas para aplicação dos inseticidas durante este período, com o intuito de interromper o ciclo reprodutivo do mosquito nas localidades. Após o período, serão analisadas os casos distribuídos pela cidade para direcionamento dos carros para localidades de maior risco.

O uso da UBV é de caráter emergencial sendo utilizado somente para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias em áreas de concentração vetorial, não combatendo larvas e os ovos que possam estar alocados em algum ponto; por isso, a população deve ficar atenta a locais que possam servir de criadouro para os mosquitos.

As equipes utilizam os Ultra Baixo Volume (UBV) portátil, que são equipamentos costais motorizados, em que o agente realiza a nebulização manualmente nas áreas de difícil acesso; e também o UBV pesado com equipamentos acoplados a veículos realizando a borrifação do inseticida nas ruas dos bairros, com a intenção é eliminar principalmente as fêmeas do mosquito, responsáveis pela transmissão das doenças.

Confira os bairros com intensificação do inseticida de Ultra Baixo Volume (UBV)

Distrito Sanitário Norte II

Igapó

Distrito Sanitário Leste

Santos Reis

Praia do Meio

Rocas

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *