Com shows e gastronomia variada, Natal Fest Gourmet aporta na praça Ecológica de Ponta Negra a partir desta quinta

Foto: Divulgação

Os próximos dias serão um prato cheio para os amantes da gastronomia. Nos dias 25, 26 e 27 de novembro acontece o Natal Fest Gourmet, em formato presencial no entorno da praça Ecológica, na Av. Praia de Ponta Negra. O clima é de retomada após quase dois anos de pandemia, mas o festival chega com fôlego para receber natalenses e turistas que estão chegando neste fim de ano a Natal. Serão disponibilizados 1 mil lugares (250 mesas) ocupando a praça e rua lateral, com estrutura para o público poder comer, beber, assistir aos shows musicais, assim como deixar a criançada em segurança no espaço Kids, ou ainda ver a final da Libertadores no sábado.

Na quinta-feira será das 18h às 23h, na sexta até 0h e no sábado, das 15h até 1h da manhã. Todas as noites ocorrem shows musicais e no sábado, haverá um festival dentro do festival: o “Costelasso” vai acontecer a partir das 15h do sábado para o público conhecer de perto a técnica do costelão no fogo de chão. “Uma das características do festival é compor o espaço com variada gastronomia. Tem um pouco de tudo: Assados, frutos do mar, doces, cozinha regional seridoense, drinques, cervejas e vinhos”, comentou o produtor Habib Chalita.

Todos os restaurantes estarão lançando pratos novos e produtos em seus estandes. São eles  Massa Fina, Brás Bar e Restaurante, Levú Drinks, Paçoca de Pilão, Grand Vinho, Rao Burguer, Espeto do Magão, Banoffes Café. No estande da Acqua Coco terá ainda uma ação atrativa: vai distribuir água de coco de graça todas as noites, das 18h às 19h. Outra novidade é que os vouchers para comprar os pratos podem ser adquiridos pelo site do festival www.natalfestgourmet.com , como forma de assim evitar as filas.

A Massa Finna, por exemplo, está anunciando a nova fase da casa com o lançamento dos pratos que irão compor o cardápio do restaurante. Segundo Fernando Popó, no festival será lançado o “Camarão ao Pesto de Coentro”, “Risoto de Galinha Caipira” e a “Pizza Arretada”, cuja massa é à base de jerimum com recheio de carne de sol. Já o Brás Bar vai servir cinco pratos: “Croquete de cordeiro com carne desfiada, queijo coalho e hortelã”; o “Croquete de camarão com massa de moqueca”, o “Arroz de Caranguejo com Patola à milanesa”, o “Bobó de Camarão” e o “Espaguete ao pomodoro com camarão”.

No sábado acontecerá o “Festival Costelasso”, um festival do costelão no fogo de chão numa parceria do Natal Fest Gourmet com o Serial Griller OFC (@serialgrillerofc), perfil gastronômico do publicitário, designer e cozinheiro Fernando Liberato. Fã e estudioso dos assados, Fernando vai servir costelas bovinas e suínas que foram assadas lentamente em pé, enfileiradas sob a lenha na brasa.

No festival “Costelasso” os pratos serão servidos em porções individuais: Costelas bovinas inteiras assadas por 8 horas sob o calor do fogo de chão. E Pork Ribs Defumada, em parceria com André Rocha, que prepara as costelas suínas defumadas com lenha frutífera em um pit smoker, ao molho barbecue. Um detalhe do horário: No sábado o evento começa às 15h e será montado um telão para o público acompanhar a final da Copa Libertadores.

Na mesma ação, a Cervejaria Voillër irá fazer uma brincadeira durante o jogo. Se houver gol do Flamengo, quem estiver com a camisa do time, ganha 1 chopp. O mesmo com o gol do Palmeiras, 1 chopp para o torcedor com o uniforme do verdão.

Comandanda pelo chef Chefe Raoni Albano, a RaoBurger traz ingredientes tipicamente nordestinos apresentados com a pegada da casa. Para o festival, o chef preparou um cardápio com a Batata Fuderosa e o Burger Lá De Nóis. Outros pratos são o RaoDog, o hot-dog da casa, e o Faz o Xis, exclusivo para o festival e que tem como inspiração o clássico Cheeseburger, porém com uma versão totalmente norte-rio-grandense.

Famosa pela mixologia arrojada, a Levú Drinks, de Ponta Negra, vai apostar nos queridinhos Gin, Vodka e Cachaça artesanal da Samanaú como base para uma explosão de sabores em receitas de drinks mais cítricos ou frutados. “Teremos uma caipifruta com uma mistura bem conterrânea com cajá laranja bahia, manjericão. Serão drinks bem refrescantes pensando no verão”, contou Luana Liz. “Serviremos a Samanaú que é de Caicó”, destacou.

SHOWS

Uma festa de rua não pode passar sem música. Na quinta-feira o festival abre às 18h e encerra às 23h. O primeiro show é às 19h e começa com força total ao som de Deusa Nordestina do Forró mandando seu repertório de clássicos e músicas autorais de sua longa carreira desde As Nordestinas. Às 20h30 sobe a palco o Choro do Elefante,grupo que encampa o movimento de valorização do chorinho. O repertório de clássicos que contam a história do gênero musical e obras do potiguar K-Ximbinho. É formado por Chico Bethoven (sax e flauta), Jubileu Filho (violão de 7 cordas), Chumbinho (Cavaco) e Deo do pandeiro. Às 22h é vez do grupo Fuxico de Feira, grupo criado pelo compositor e flautista Carlos Zens, que faz um passeio pelos clássicos do samba.

A programação da sexta-feira vai até 0h. O repentista, cantor e poeta Felipe Pereira vai receber convidados a partir das 19h para duelos de rimas e violas. Às 20h30 entra a banda Choro Bom, com um repertório composto por clássicos do choro brasileiro. Quem fecha a noite é o cantor Nailson e Banda. No sábado a arena gastronômica abre mais cedo, às 15h, para a final da Libertadores. A partir das 19h tem o forrozeiro Canelinha com um repertório dançante e pitadas de brega. Às 20h30 entra o grande sanfoneiro Zé Hilton e o encerramento será com pop rock e MPB de Eugênio Bezerra. No sábado o evento irá até 1h da manhã.

Realizado pela Platinum Produções, o festival conta com patrocínio da Prefeitura de Natal por meio do Programa Djalma Maranhão de Incentivos Fiscais, Unimed Natal, Kristie Resort e InterFort. A marca Acqua Coco é uma das apoiadoras e fará uma ação para distribuir água de coco para quem chegar cedo, das. Conta com o apoio cultural das Secretarias de Cultura (Secult/Funcarte) e de Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte − 18 =