Com cara de acesso: Vitória do ABC em Belém tem herói improvável, VAR anulando pênalti e goleiro salvador

O ABC conquistou uma vitória heróica sobre o Paysandu neste sábado, em Belém, e deu um passo importante para alcançar o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro – ainda faltam quatro rodadas. Com o resultado, o Alvinegro lidera o grupo C da segunda fase, com seis pontos e 100% de aproveitamento. O triunfo na Curuzu foi histórico – o time potiguar não vencia no estádio há 37 anos – e teve de tudo: jogador expulso, herói improvável, goleiro pegando tudo, árbitro anulando pênalti com auxílio do VAR.

Dedo do treinador

O ABC não pôde contar com o lateral-direito Marcos Vinicius, lesionado, e o atacante Henan, que pertence ao Paysandu. Com isso, Fernando Marchiori redesenhou a equipe, pensando numa formação mais precavida para atuar na Curuzu, e também barrou o meia Guilherme Garré e o atacante Wallyson. Richardson foi improvisado na lateral direita, e entraram Afonso na zaga, Walfrido no meio-campo, e Jefinho e Lucas Douglas no ataque. Apesar de alguns sustos, o Alvinegro fez um primeiro tempo equilibrado. Na segunda etapa, conseguiu o gol e suportou a pressão do Papão, sendo merecedor da vitória. Tudo dentro do planejado por Marchiori, exceto pela expulsão de Walfrido.

Com um a menos

O ABC segurou o resultado com um jogador a menos durante todo o segundo tempo. Isto porque Walfrido recebeu o segundo cartão amarelo aos 20 segundos da etapa complementar – em bola disputada no alto, atingiu o rosto do adversário com o braço e foi denunciado pelo quarto árbitro. Naquele momento, Marchiori optou por não mexer na equipe, deixando apenas o atacante Gustavo França na frente e segurando duas linhas de marcação.

Touca abençoada

O atacante Lucas Douglas foi uma das novidades de Fernando Marchiori neste sábado. No primeiro tempo, se chocou com um adversário, sofreu um corte na cabeça, mas seguiu em campo com uma touca de natação. Teve atuação discreta no primeiro tempo, mas apareceu na hora certa, na segunda etapa, completando de cabeça o cruzamento na medida feito por Erick Varão.

O salvador

Matheus Nogueira teve uma atuação gigante na Curuzu. No primeiro tempo, salvou nas finalizações de Robinho e de Patrick Brey. Depois que o ABC saiu na frente, o Paysandu partiu para a pressão e brilhou a estrela do goleiro alvinegro, principalmente em cabeçada de Naylhor, salvando com um tapinha no alto. Matheus também esteve atento às bolas aéreas e evitou até mesmo um possível gol contra de Afonso.

VAR evitou erro

O ABC vencia por 1 a 0 quando o árbitro Felipe Fernandes de Lima assinalou pênalti em jogada envolvendo Gabriel Davis e Erick Varão. A torcida do Paysandu – estádio estava lotado – comemorou como se fosse um gol. O VAR, então, entrou em ação. O árbitro de vídeo Rodrigo Carvalhaes de Miranda chamou Felipe e as imagens mostraram que Gabriel Davis se jogou para simular a falta, e o pênalti foi corretamente anulado. Era mesmo dia do ABC acabar com o tabu na Curuzu.

GE/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *