Central Esportiva: o canal de transmissão do futebol potiguar que mais cresce

No dia 16 de abril de 2022, um grupo de jovens jornalistas de Natal deu o pontapé inicial em um projeto que conquistou os fãs de futebol e hoje é um dos mais consolidados canais de transmissão do esporte no Rio Grande do Norte. Gustavo Sousa, Pedro Henrique Dias, Arthur de Souza e Matteus Fernandes são os responsáveis por dar ao jornalismo esportivo potiguar, uma opção mais leve, descontraída e que traga o telespectador para dentro das transmissões através do canal Central Esportiva.

Para um recém-formado entrar no mercado de trabalho pode não ser fácil, mas eles resolveram empreender e criaram o próprio espaço no meio jornalístico, e com um olhar atualizado da mídia. “A Central Esportiva começou a partir da ideia e iniciativa de quatro amigos, que já trabalhavam juntos fazendo transmissão esportiva em um projeto de extensão da Rádio Universitária, e em determinado momento, decidiu tentar empreender no mercado de transmissão esportiva, mas com um projeto voltado apenas para conteúdo no YouTube”, explica Gustavo Sousa, cofundador da Central Esportiva, falando sobre os primeiros passos do canal.

A opção de focar nas transmissões por meio da plataforma de vídeos não foi à toa. Gustavo conta que a escolha foi feita com base em experiências vividas por eles. “Foi um fenômeno que a gente detectou enquanto ainda estávamos na rádio universitária, que já havia um movimento muito grande de transmissões com altíssima audiência no YouTube”, completa Gustavo Sousa.

O projeto, que ainda é jovem, celebrou o primeiro aniversário há pouco mais de uma semana, mas já tem um espaço consolidado e representa muita importância para as carreiras também jovens dos seus membros. O aniversário da primeira transmissão feita pelo quarteto foi no último dia 16. Na mesma data do ano passado, a Central apresentou as emoções de Ferroviário e ABC, abrindo a temporada do Alvinegro na Série C de 2022. A vitória da equipe natalense por 3 a 1 anunciava que naquele dia nascia também uma equipe pé quente no jornalismo.

A Central nasceu na temporada mais vitoriosa do futebol potiguar dos últimos anos. Em 2022 eles viram e transmitiram de perto o retorno do ABC à Série B, e o primeiro título nacional do América, que conquistou a Série D e pôs fim ao martírio de seis anos na última divisão do futebol brasileiro.

Os jogos que garantiram os acessos, ABC x Paysandu, dia 17 de setembro, e América e Caxias, dia 28 de agosto, são dois dos mais marcantes da recente história da empresa. Mas há outro jogo, ainda mais recente, que merece um destaque especial. A semifinal da Copa do Nordeste, iniciado dia 29 e finalizado no dia 30 de março, entre Sport e ABC, na Ilha do Retiro, é motivo de grande orgulho para a equipe. O jogo foi suspenso no dia 29 por conta das fortes chuvas em Recife, e aproximadamente 30 minutos de jogo foram disputados no dia seguinte. Foram esses minutos finais que renderam a maior audiência de uma transmissão esportiva da história do esporte potiguar na plataforma YouTube, com 103 mil visualizações.

Resultados de gente grande

Hoje, o canal da Central Esportiva soma mais de 5,4 mil inscritos. São mais de 850 mil visualizações desde o início do projeto, sendo 360 mil só em 2023, o que faz da emissora a segunda mais ouvida do estado, superando gigantes consolidadas da comunicação potiguar.

Os desafios ficaram maiores e a equipe também cresceu. Para a nova temporada chegaram os jornalistas Junior Lins, André Samora e Ronaldo Jorge, que reportam, comentam e narram as maiores emoções do futebol potiguar para um público cada vez mais fiel.

Para alcançar esses resultados, a Central tem um diferencial apontado por Gustavo Sousa: “a interação que a gente tem com o nosso torcedor”. O repórter PH Dias vai além e é mais contundente ao descrever a relação da equipe com o espectador. “O nosso diferencial é o jeito despojado e participativo que colocamos o torcedor na transmissão. O torcedor potiguar é o integrante principal da equipe”. A ideia de, além do espetáculo dentro de campo, dar atenção também ao espectador é a missão da Central, que se declara em seu slogan como “o canal do torcedor potiguar”.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *