Centrais do Cidadão realizam mais de 4 mil atendimentos após reabertura

FOTO DESTAQUE: JOSÉ PALHANO

As Centrais do Cidadão registraram mais de quatro mil atendimentos entre os dias 26 e 30 de abril, quando voltaram a funcionar, exclusivamente, para emissão de RG (Registro Geral). O serviço realizado pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) beneficiou, só nessa semana, cerca de 4.500 pessoas, que conseguiram retirar a 1ª, 2ª ou 3ª via da Carteira de Identidade. 

A reabertura das unidades faz parte da retomada segura e gradual dos serviços das Centrais do Cidadão, coordenada pela Secretaria Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci). De acordo com a pasta, uma série de fatores foram decisivos para o retorno dos atendimentos presenciais. Entre eles, a demanda reprimida pelo serviço de emissão de RGs, notadamente na Região Metropolitana de Natal, bem como devido ao pagamento do Auxílio Emergencial pelo Governo Federal, que exige do cidadão documento oficial de identificação com foto.  

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Norte, as unidades estavam fechadas temporariamente desde 1º de março de 2021. Na retomada, as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus foram intensificadas. “A Administração Estadual vem enfrentando inúmeros desafios quanto à garantia da saúde da população e à prestação segura e eficiente dos serviços públicos. No tocante às Centrais do Cidadão, estamos adotando e reforçando todas as medidas que estão ao nosso alcance, para ampliar a proteção de todos”, declarou o coordenador da Codaci, Luis Renato Nogueira. 

O cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, como o distanciamento social e o uso obrigatório e correto de máscara enquanto o cidadão permanecer na unidade, por exemplo, são medidas que continuam sendo exigidas. A instalação de barreiras de acrílico nos guichês de atendimento, evitando contato direto entre servidores e usuários, e o reforço na higienização dos ambientes foram outras iniciativas adotadas.  

Além disso, conforme o regramento disposto na Portaria Conjunta nº 02 – SEAD/SESAP/ITEP, de 20 de abril de 2021, atualmente há um intervalo maior entre os agendamentos, em torno de 15 minutos, e é proibido o acesso de pessoas nas unidades sem agendamento prévio, entre outras determinações. “Tudo isso contribui para minimizar as aglomerações e consequentemente os riscos de contaminação, ao mesmo tempo em que o serviço tão necessário à população não fica paralizado. O objetivo principal será sempre resguardar a vida e a saúde de todos, tanto dos cidadãos quanto dos servidores”, afirmou Nogueira. 

Em todas as Centrais do Cidadão, os atendimentos vêm acontecendo com tranquilidade e de forma segura, conforme as orientações. Na unidade do Shopping Via Direta, em Natal, foram 558 Carteiras de Identidade emitidas só na última semana. “As pessoas estão respeitando as normas e sendo atendidas rapidamente. O movimento está fluindo muito bem, de forma tranquila. Não registramos nenhuma aglomeração”, afirmou a gerente Isabel Cristina.  

Os agendamentos para atendimento nas Centrais do Cidadão podem ser feitos por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br. Neste endereço, o usuário deve selecionar a opção de Registro Geral (RG). As vagas são liberadas sempre no dia útil anterior ao dia de atendimento.  

Sobre o horário de funcionamento, as unidades ficam abertas conforme o seguinte expediente: 

  • Centrais do Cidadão de Natal (Shopping Via Direta/ZS e Shopping Estação/ZN): 9h às 18h 
  • Central do Cidadão de Parnamirim e de Mossoró (Shopping Estação): 8h às 18h 
  • Central do Cidadão de São Gonçalo do Amarante: 8h às 14h 
  • Demais Centrais do Cidadão: 7h às 13h 

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