Caxias faz 1 a 0 consegue segurar vitória mesmo sem o lateral-esquerda Renan Siqueira

O detalhe definiu o jogo entre Caxias e América, no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Os donos da casa se aproveitaram de uma jogada muito trabalhada pelos treinadores: as cobranças de laterais na grande área, tirar proveito de uma bola mal afastada pelo zagueiro potiguar e marcar o gol, com Bustamante, se aproveitando do rebote da bola que foi cortada para frente da área. Depois, apesar da expulsão do lateral-esquerda Renan Siqueira, os donos da casa conseguiram segurar a vitória e trazer a vantagem do empate para o jogo da volta na Arena das Dunas, no próximo domingo.

Como era de se esperar a essa altura da Série D, quando as equipes passam a lutar de forma mais direta pelo acesso, a partida em Caxias começou muito disputada e com as duas equipes dispostas a largar na frente no placar. Empurrado pela sua torcida, que compareceu em bom número ao estádio, os donos da casa se mostravam mais insinuantes nos minutos iniciais, pois sabiam da importância de construir uma boa vantagem pensando no jogo da volta.

Se para os gaúchos jogar com uma temperatura de 15 graus, era considerado um clima bom, para o time nordestino, o frio era intenso, mas a situação climática parecia não interferir no desempenho americano, que se fechava muito bem na defesa, mas pecava por deixar Wallace Pernambucano muito isolado no setor ofensivo, nos momentos de puxar os contra-ataques.

Mas aí surgiu a questão do detalhe, na única falta de atenção da zaga potiguar, cometida aos 18 minutos, após a cobrança de um lateral para dentro da grande área, Jean Pierre tentou afastar, mas mandou a bola para frente da área, onde Bustamante, bem posicionado aproveitou para bater de primeira e a bola ainda desviou em um defensor alvirrubro antes de, desviar de Bruno e tomar o caminho da rede: Caxias 1 a 0.

Para quem chegou ao Rio Grande do Sul com planos de trazer um resultado positivo, a diferença de um gol já era o limite máximo permitido para evitar um certo desespero no confronto decisivo em Natal, no próximo domingo. 

Após ficar em desvantagem, o América buscou se lançar à frente, mas tinha problemas para encaixar uma boa jogada de ataque, permitindo que os gaúchos controlassem bem a situação em campo. Mas a situação se complicou para os donos da casa aos 30 minutos, quando Renan Siqueira deu uma cotovelada em Téssio e acabou sendo expulso pelo árbitro. A situação obrigou o treinador Thiago Carvalho recompor a lateral-esquerda com a entrada de Furlan, no lugar do centroavante Batista.

Mas em toda etapa inicial, a única vez que os natalenses conseguiram assustar o goleiro adversário, foi aos 42 minutos, quando Téssio cobrou falta da entrada da área, que passou muito perto do gol dos gaúchos. Já controlando a situação, Elvinho tabelou com Wallace Pernambucano, tentou passar entre dois defensore e caiu na área, o juiz Paulo Roberto Alves Júnior, chegou a marcar a penalidade, mas o VAR frustrou a festa dos torcedores americanos, uma vez que fez o lance ser corrigido.

Em vantagem numérica e necessitando do empate, o América voltou mais ofensivo para etapa complementar, o treinador Leandro Sena tirou o zagueiro Alexandre e colocou Felipinho em campo. Aos 14 minutos, após uma boa trama, Elvinho entrou na área com a bola dominada, chutou e André Lucas fez uma boa defesa. O goleiro voltou a brilhar após a cobrança de um escanteio, quando a zaga cortou e Iago aproveitou o rebote para chutar e ver André fazer a maior defesa da partida.

O Caxias, que passou a encontrar mais dificuldades de armar suas jogadas ofensivas, aproveitava as bolas originárias de faltas e escanteios para de vez em quando levar perigo ao gol americano. 

A partida foi se desenrolando assim até o final, com os donos da casa conseguindo evitar uma pressão maior do Alvirrubro e com a defesa bem postada, o time conseguiu segurar a vantagem mínima para administrar na Arena das Dunas, no duelo final entre as duas equipes que vai definir quem passa para Série C.

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *