Aplicação da 2ª dose da Coronavac é suspensa pela terceira vez em Natal

A aplicação da 2ª dose da Coronavac foi suspensa pela terceira vez em Natal. Nesta segunda-feira 26, a plataforma “Natal Vacina” já não indicava mais local para a aplicação da segunda dose do imunizante do Butantan e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que não havia mais doses disponíveis para esse público. Ainda não há previsão para a retomada da vacinação para quem necessita tomar a segunda dose do imunizante.  

Esta é a terceira vez que a aplicação da Coronavac é suspensa em Natal. A primeira foi no dia 12 de abril e a segunda, no dia 19. Quem está no limite de 28 dias para tomar a segunda deverá que aguardar a chegada de uma nova remessa do imunizante.  

Na sexta-feira 23, Natal recebeu 2.890 doses da Coronavac que faziam parte da reserva técnica do Governo do Estado, além de outras 2.010 doses do mesmo imunizante em novo lote encaminhado pelo Ministério da Saúde.  

No sábado 24, 5.264 doses de vacinas contra à Covid-19 foram aplicadas na população natalense, sendo 3.232 foram referentes à segunda dose da Coronavac. Além disso, 2.009 idosos a partir de 62 anos foram vacinados com a primeira dose do imunizante de Oxford e 40 pessoas procuram os pontos de vacinação para receber a segunda dose da Oxford. Ainda não há a confirmação sobre quantas pessoas foram imunizadas no domingo.  

Além da escassez de doses, a SMS também reafirmou que várias as ampolas da Coronavac, que deveriam ter 10 doses de 0,5ml cada, estavam, na verdade, chegando com o suficiente para nove doses, restando aproximadamente 0,3ml, o que é insuficiente para uma dose. A Prefeitura não soube afirmar o quantitativo exato de doses que deixaram de ser aplicadas devido às supostas falhas no envase dos imunizantes do Butantan.  

Com a falta da Coronavac, os pontos de vacinação estão aplicando somente os imunizantes de Oxford para a população a partir dos 61 anos.  

A população pode se imunizar nos drives thru da Arena das Dunas, UNP da Engenheiro Roberto Freire, OAB, Ginásio Nélio Dias, Via Direta e SESI, além das 35 unidades básicas de saúde espalhadas pela capital das 8h às 11h30 e das 12h30 às 15h. Nos drives do Via Direta e Nélio Dias, inclusive, há a disponibilidade de ponto para vacinação de pedestres. 

FONTE: AGORA RN  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *