América cresce no segundo tempo e abre boa vantagem sobre o São Bernardo na luta por uma vaga na final

Com um gol do capitão Jean Pierre e outro de Iago,  o América conseguiu furar o forte bloqueio defensivo do São Bernardo e leva uma boa vantagem para o próximo confronto entre os clubes que irá definir uma vaga na final da Série D. Com o resultado de 2 a 0, o Alvirrubro pode até perder por um gol de diferença que ainda assim será finalista. Aos paulistas só servem vitória igual ou superior a dois gols.

Com outro grande público na arena das Dunas, o América entrou em campo disposto a abrir vantagem no primeiro jogo da semifinal e partiu para cima do São Bernardo, que possui a melhor defesa da Série D, e teve de ser virar para não ser vazado logo nos minutos iniciais, dada a volúpia do time potiguar.

Ora com Elvinho, usando velocidade pelo lado direito, ora pela esquerda com Iago, o time paulista teve de usar o artifício da falta para brecar o atacante alvirrubro e quase foi surpreendido num chute de Felipinho que acertou o travessão, após a cobrança do tiro direto.

Depois do primeiro quarto de partida, o time visitante conseguiu conter a pressão e passou a frequentar mais o campo de ataque. Ele teve uma sequência de cinco escanteios, pretendo o América por quatro minutos dentro da grande área. Além disso, eles adiantaram a marcação na saída de bola, obrigando o goleiro Bruno a buscar saídas através dos chutões.

O São Bernardo criou uma boa chance aos 21, após Guilherme Queiroz receber um bom passe e bater, para a boa defesa do goleiro potiguar. Bruno Pianissolla voltou a trabalhar tirando a bola dos pés de Guilherme Queiroz no segundo duelo direto entre os dois, em que o goleiro levou a melhor.

Os paulistas tomaram o controle do jogo e apesar de não exercerem uma pressão muito forte, ocupavam o campo defensivo americano. Os donos da casa, encurralados pela marcação, procuravam sair em velocidade, mas estavam muito bem marcados. Ainda assim, numa das vezes que conseguiu escapar e numa bola erguida na área Everton conseguiu desviar, mas o zagueiro Islan conseguiu aliviar o perigo. 

O São Bernardo voltou a assustar novamente com Guilherme Queiroz, que recebeu bom passe do zagueiro Islan, se aventurando no ataque e bateu, para outra boa defesa de Bruno fechando a etapa inicial.

O segundo tempo começou como o primeiro, com o América em cima e Téssio, autor do gol do acesso, deu logo um grande susto ao goleiro Alex Alves, que se esticou todo para desviar o chute do atleta americano, mas ainda teve de contar com a ajuda fundamental da trave para não ser vazado.

Mas ao contrário da etapa anterior, o Alvirrubro foi mais propositivo na frente, abrindo o placar aos 9 minutos, depois que Wallace Pernambucano subiu mais que todo mundo, na cobrança de um escanteio, acertou o travessão e no rebote, o zagueiro e capitão, Jean Pierre, mergulhou de peixinho e empurrou a bola para o fundo da rede. Esse foi apenas o segundo gol do defensor pelo clube.

O golpe certeiro deixou o São Bernardo atônito e o clube potiguar se manteve na pressão, criou chance de ampliar, mas quando não pecava na conclusão, os atacantes demoravam muito a tomar decisões, permitindo o corte da defesa.

Mas o golpe certeiro perdeu o efeito em menos de dez minutos, aos 19 minutos, Bruno salvou o empate, numa bola desviada por Ítalo Barbosa, de cabeça, na pequena área. O América respondeu com Wallace Pernambucano, cabeceando uma bola erguida por Téssio na área, em que ele apesar de livre, não conseguiu determinar a direção correta.

Com controle total da situação em campo, o América ainda tirava proveito das subidas do São Bernardo, até atrás de buscar o prejuízo, subia e deixava a zaga aberta. 

Num desses lances, Iago recebeu um belo lançamento, mas errou na conclusão, desperdiçando outra boa oportunidade para ampliar a diferença na Arena das Dunas. O mesmo Iago depois recebeu um bom passe de Frank, mas bateu com pouca força, facilitando a vida do goleiro Alex Alves.

Mas artilheiro que se preze não desiste nunca e na terceira boa oportunidade, após uma falha na saída de bola da zaga paulistana, Luiz Maranhão dividiu com um adversário e a bola sobrou livre para Iago, bater forte, cruzado, e marcar o segundo americano no último lance da partida 

Agora o América pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, domingo próximo, em São Paulo, para chegar na final da Série D.

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *