ABC tem dois suspensos pelo STJD por seis partidas

O treinador Fernando Marchiori arranjou uma grande dor de cabeça depois que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva resolveu aplicar uma punição de seis partidas de suspensão aos laterais Felipinho e Alyson, devido aos distúrbios registrados na partida contra o Atlético-CE, na partida válida pela 7ª rodada e realizada no último dia 21 de maio. Já o meio-campista Erick Varão foi absolvido e estará à disposição da comissão técnica.

Diante da situação, os advogados abecedistas estão traçando uma estratégia para recorrer da decisão ao Tribunal Pleno e para ver se conseguem reduzir a pena aplicada aos atletas. Segundo o relato do árbitro Ilbert Estevam da Silva (SP), na súmula, Felipinho e Alyson foram expulsos de forma diretamente, “pelo fato de os referidos atletas, após o término da partida, irem em direção de seus adversários, e tentar agredi-los no conflito generalizado”. Por estar cumprindo suspensão automática diante do Aparecidense, no confronto da próxima segunda-feira, a suspensão do STJD para Felipinho só vai passar a contar a partir da 14ª rodada. O lateral-esquerda abecedista está entre um dos mais indisciplinados da Série C.

Caso o departamento jurídico alvinegro não obtenha sucesso em instância superior, não vai restar outra alternativa à diretoria a não ser buscar no mercado, pelo menos, mais um atleta para lateral-esquerda, que vinha sendo um dos pontos fortes da equipe no apoio ao ataque. Para a partida no interior de Goiás, a alternativa será improvisar o zagueiro Allan Patrick pelo setor, uma alternativa que não garante a mesma força ofensiva pelo setor.

“Nós iremos aguardar o recurso de apelação do nosso departamento jurídico e se não for possível reduzir as penas dos atletas, iremos conversar com o treinador Fernando Marchiori para buscar novas alternativas. O ABC não dispõe de um elenco tão numeroso e não podemos nos dar ao luxo de ficar realizando muitas improvisações. O jeito que tem é ir para o mercado atrás de uma peça que chegue para compor aquele setor”, afirmou o vice-presidente de futebol alvinegro, Gustavo Cartaxo.

Com faltam sete rodadas para o fim da primeira fase da Série C, no caso de Felipinho, o jogador estaria apto a regressar apenas no início do quadrangular que irá apontar quais os quatro clubes que irão subir para a Série B do próximo ano. No caso de Alyson, que é o reserva imediato na lateral-esquerda, ele só voltará a ficar à disposição para o confronto diante do Figueirense, na 19ª rodada.

A preocupação neste momento é que a equipe potiguar ainda luta para assegurar presença na segunda fase, uma vez que os matemáticos do site Chance de Gol, estimam que para permanecer na luta pelo acesso, ocupando uma das oito vagas dessa fase inicial, um clube terá de romper a barreira dos 30 pontos. Quem atingir esse patamar terá uma probabilidade de até 97% de se classificar, mas esse ponto de corte ainda pode aumentar, devido ao equilíbrio existente dentro da competição, onde a distância do primeiro para o oitavo colocado se encontra atualmente em cinco pontos (1º Mirassol – 23, 8º Ypiranga – 18).

O ABC vem de duas rodadas sem vitórias, conquistando apenas dois de seis pontos disputados, uma média que fugiu do patamar planejado para as últimas duas rodadas, quando a projeção era conquistar quatro pontos. Então o acúmulo de mais um resultado negativo contra a Aparecidense, pode fazer o clube potiguar descer mais posições na tabela de classificação num momento decisivo do campeonato. 

Dentre os perigos que estará exposto, quando a delegação será obrigada a realizar outra viagem longa para atuar, o único fato positivo é que os comandados de Fernando Marchiori saberão exatamente do que irão necessitar quando posar dentro das quatro linhas, uma vez que o duelo frente aos goianos fechará a 13ª rodada da Série D.

TRIBUNA DO NORTE

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *