Com a missão de fugir de mais um rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, o ABC contratou um time inteiro na última janela de transferências de julho, que foi encerrada no último dia 2 de agosto (quarta-feira), para qualificar seu elenco e reforçar posições consideradas carentes dentro do elenco alvinegro.
Conforme levantamento feito pelo perfil Última Divisão, a equipe potiguar foi o time da Série B que mais contratou, com 14 novos jogadores. Nomes que chegaram no último mês ao CT Alberi Ferreira de Matos como Genilson, Paulo Sérgio, Romário e Evandro tornaram-se constantes nos onze iniciais do técnico Allan Aal nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.
O Mais Querido promoveu uma verdadeira reformulação nos últimos meses. Desde as chegadas de Allan Aal ao comando técnico do alvinegro e de Marcelo Segurado no cargo de diretor executivo de futebol, 16 jogadores acertaram suas rescisões contratuais e deixaram a equipe nesta temporada.
Com exceção de Richardson e Romário, que mantiveram seus vínculos com o ABC e foram emprestados a Náutico/PE e Portuguesa Santista/SP, respectivamente. Outro caso a parte foi o meia Thonny Anderson, que foi devolvido ao Red Bull Bragantino/SP após ser denunciado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por suspeita de manipulação no futebol. No último dia 1º de agosto, o ex-camisa 10 do Mais Querido foi suspenso preventivamente por 30 dias pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Recentemente, Simão foi o último nome a deixar o plantel do Clube do Povo. O goleiro de 30 anos, em comum acordo, acertou o encerramento do seu vínculo com o alvinegro para defender o AVS de Portugal, que disputa a segunda divisão do Campeonato Português. O volante uruguaio Agustin Rodríguez foi o último reforço oficializado pelo clube para a Série B.
Atual lanterna da competição com 13 pontos somados em 22 jogos disputados, o ABC entra em campo na próxima segunda-feira (14) diante do Ituano/SP no Estádio Frasqueirão.
Nomes que deixaram o ABC: Simão (goleiro), Richardson (zagueiro), Luis Gustavo (zagueiro), Daniel Vançan (lateral-esquerdo), Caíque (volante), Thallyson (volante), Gustavo Hebling (volante), Bruno Lima (volante), Léo Ceará (meia), Raphael Luz (meia), Thonny Anderson (meia), Lucas Tocantins (atacante), De Paula (atacante), Rafael Silva (atacante), Romário (atacante) e Júnior Todinho (atacante).
Nomes que chegaram ao ABC: Michael (goleiro), Alex Silva (lateral-direito), Genilson (zagueiro), Geovane (zagueiro), Fabrício (zagueiro), Romário (lateral-esquerdo), Jefinho (lateral-esquerdo), Agustin Rodríguez (volante), Jean Martim (volante), Nathan Melo (volante), Renan Bressan (meia), Evandro (atacante), Anderson Cordeiro (atacante) e Paulo Sérgio (atacante).