Começa nesta segunda-feira (21) o pagamento de cota única ou parcelada para os contribuintes com imóveis nas Zonas Sul e Leste de Natal. Para o dia 21 de março está aprazada a data de início de parcelamento para os imóveis localizados nas Zonas Oeste e Norte.
Os contribuintes podem pagar o imposto escolhendo o modo à vista no vencimento, sem acréscimo e sem desconto ou pagar em 10 parcelas iguais e sucessivas acrescidas de 1% ao mês. Em um primeiro momento, ainda no ano passado, a Prefeitura de Natal ofereceu a oportunidade de pagamento antecipado com desconto de 16% para as pessoas que não tinham débitos com a Tributação Municipal.
De acordo com o secretário da Semut, a capital possui cerca de 400 mil contribuintes e o número de adimplentes e inadimplentes varia de acordo com cada região. Nas zonas Sul e Leste, a taxa de adimplência chega a cerca de 80% e a inadimplência, a quase 20%.
Já nas outras regiões de Natal – zonas Oeste e Norte – o quantitativo de inadimplentes é maior do que o de adimplência: 70% contra 30%, segundo a Semut.
Apesar desses números, Lopes afirma que o cenário tem melhorado muito graças às campanhas feitas pela Prefeitura de Natal. “O prefeito Álvaro Dias tem incentivado a negociação de débitos em atraso, além de ter criado programas como o Bom Pagador, que garante bons descontos ao contribuinte que está em dia com seus tributos”, explicou.
Os carnês já foram distribuídos para os contribuintes via Correios e os que deverão pagar nesta segunda-feira já estão com os boletos em mãos. Os carnês das Zonas Oeste e Norte estão sendo distribuídos.