Walter Alves pede prorrogação do uso da Força Nacional no RN

O governador em exercício, Walter Alves, solicitou nesta terça-feira (12) ao Ministério da Justiça e Segurança Pública a prorrogação do uso da Força Nacional no Rio Grande do Norte.

O pedido foi feito ao Ministro Flávio Dino por ofício e solicita a atuação dos agentes por mais 30 dias para continuidade de operações da segurança que estão em andamento no estado.

No RN, a Força Nacional está autorizada a atuar até a próxima sexta-feira (14). Data que marca um mês do início de uma onda de ataques no estado, com incêndios em prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos em dezenas de cidades potiguares.

As ações foram realizadas por uma facção criminosa que domina o sistema penitenciário no estado e teria promovido os ataques para denunciar violações de direitos e exigir melhores condições nas prisões.

Tempo indeterminado

O ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia afirmado que os agentes da Força Nacional permanecerão por tempo indeterminado no Rio Grande do Norte, auxiliando as forças de segurança estaduais e municipais. Entretanto, ele ressaltou que a continuidade da presença dos policiais no estado será reavaliada a cada 30 dias em conjunto com a governadora Fátima Bezerra.

“A Força Nacional permanece por tempo indeterminado no Rio Grande do Norte para que nós possamos ter a estabilização desta conjuntura. E vamos avaliar com a senhora governadora a cada 30 dias [a manutenção dessa presença]”, afirmou o ministro. Ele explicou que a atuação da força é sempre temporária, por determinação constitucional, já que a segurança pública é atribuição dos estados.

Na avaliação do ministro, o esforço conjunto entre governos federal e estadual, além das prefeituras e profissionais de segurança, conseguiu controlar a situação de violência no estado.

Na última visita ao RN, Dino realizou a entrega de 220 fuzis, além de pistolas e munições que vão auxiliar as forças estaduais de segurança. Também foram entregues viaturas para múltiplos usos, além de novas viaturas destinadas à Patrulha Maria da Penha, das Delegacias da Mulher. Essas últimas ações fizeram parte do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – Pronasci II.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *