Vereador Dr. César Maia apresenta projeto que regulamenta a “Xepa da Vacina” em Parnamirim

O Vereador Dr. César Maia do município de Parnamirim, na Grande Natal, apresentou esta semana na Câmara Municipal, dois Projetos de Lei relacionados a pauta da COVID-19. O parlamentar é médico e levanta a bandeira da saúde como uma das prioridades durante o mandato.  

O primeiro Projeto de Lei de nº 157/2021, trata da regulamentação do uso de sobras de vacina no município de Parnamirim, prática conhecida popularmente por “Xepa da Vacina”, onde são destinadas por parte da equipe da saúde, as doses restantes no dia corrente de vacinação, o projeto propõe que as sobras das vacinas sejam aplicadas na população maior de 18 anos que reside nas proximidades dos pontos de vacinação.  

A ideia é regulamentar a “xepa da vacina”, evitar que doses sejam desperdiçadas e ao mesmo tempo oferecer à população parnamirinense maior de 18 anos o acesso a essa dose de esperança. A criação da xepa já é uma realidade em grandes cidades, em Natal por exemplo, um projeto similar foi aprovado. A tendência é que mais cidades adotem essa medida para evitar desperdícios de doses.  

Anteriormente o Vereador Dr. César Maia havia apresentado o Projeto de Lei de nº 152/2021, que propõe a criação de um Programa de Reabilitação para os pacientes acometidos por sequelas físicas e/ou psicológicas da COVID-19. O Vereador sugere a criação de políticas por parte do Executivo, voltadas exclusivamente, para o acompanhamento e tratamento de pessoas sequeladas pela COVID-19, a proposta é assistir os pacientes que apresentam sequelas nos sistemas cardiovascular, respiratório e psicológico. O “Centro Pós-COVID” já é realidade em outras cidades e têm um impacto positivo na reabilitação e assistência desses pacientes.  

“Esses projetos representam muito para o povo e é nosso compromisso neste mandato, sabemos o quão difícil é o momento que estamos passando decorrente desta pandemia. Agilizar o processo de vacinação e tratar das pessoas que ficaram com sequelas são medidas importantes para o enfrentamento da COVID-19, além disso, irão contribuir para a saúde e qualidade de vida dos parnamirinenses. O município de Parnamirim anseia por essas medidas”, afirmou o vereador. 

FONTE: AGORA RN  

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *