UFRN recepciona com música servidores para retorno presencial gradual

Com música, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou, na manhã desta quarta-feira, 1°, a recepção dos servidores para a retomada presencial gradual das atividades administrativas. Ao dar as boas-vindas às equipes, o reitor José Daniel Diniz Melo explicou que a Universidade dará início ao retorno presencial de forma gradativa, mas que o momento ainda exige cautela e o cumprimento dos protocolos de biossegurança. 

A pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp), Mirian Dantas dos Santos, esclareceu que, conforme a Instrução Normativa n° 004/2021, fica autorizado o retorno dos gestores, além de equipes de apoio à gestão, a partir de 1° de setembro. Ainda segundo o documento, a partir de 1° de outubro, também fica liberada a retomada dos demais servidores para as atividades administrativas e técnicas. 

De acordo com a Progesp, o retorno deve acontecer de forma gradual, segura e baseada no diálogo entre os gestores e os demais servidores. Dessa forma, retornará às atividades quem tiver recebido as respectivas doses da vacina contra a covid-19. Já para o grupo de risco (idade igual ou superior a 60 anos; gestantes; lactantes com filhos até a idade de um ano; pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19; entre outros), deverá ser priorizado o trabalho remoto. 

A recepção aos servidores contou com a apresentação musical do professor da Escola de Música (EMUFRN), Fábio Presgrave, do violoncelista Diego Paixão, bem como do reitor Daniel Diniz. 

Atividades na pandemia 

Desde o início da pandemia, a UFRN segue em funcionamento administrativo no modelo de teletrabalho, com a realização presencial de atividades essenciais, no intuito de preservar a segurança da comunidade universitária. Com base no atual cenário epidemiológico, o Comitê Covid-19 da UFRN opinou pelo retorno presencial gradual e seguro dos serviços administrativos e técnicos. Dessa forma, para este momento, as atividades acadêmicas seguem em modelo de ensino remoto, conforme deliberado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), com a possibilidade de oferta de algumas atividades presenciais, desde que asseguradas as condições de biossegurança. 

Para o retorno presencial das atividades administrativas e técnicas, a Progesp destaca ainda alguns requisitos a serem observados, como o uso obrigatório de máscara; distanciamento entre os agentes públicos; plano de retorno; termo de ciência e responsabilidade assinados pelo servidor; distribuição física da força de trabalho presencial; flexibilização de horários; regime de jornada em turnos alternados de revezamento; Protocolo de Biossegurança; entre outros aspectos. 

Confira a Instrução Normativa n° 004/2021 no Boletim de Serviços 164/2021 de 31 de agosto de 2021. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *