UERN discute parcerias com Comitê de Atenção aos Refugiados do RN

A vice-reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Fátima Raquel Morais e a professora Cicília Maia, Chefe de Gabinete da Reitoria, receberam nesta terça-feira (29), o presidente do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), Thalles Dantas.

Na pauta, a discussão de parcerias através das quais a Universidade possa contribuir com o acolhimento dos refugiados, no sentido de promover ações para garantir melhores condições de vida a essas pessoas.

“Foi um momento extremamente proveitoso, tendo em vista que a UERN, especialmente pelo seu papel de universidade socialmente referenciada, com perfil de inclusão e de acolhimento se mostra um espaço propício para a realizar inúmeras ações e atividades para que essas pessoas possam se sentir, de fato, fazendo parte da nossa sociedade”, explicou Fátima Raquel.

A UERN é representada no Comitê pela Professora Eliane Anselmo, que também participou da reunião. Ela avaliou positivamente a reunião com a Reitoria, e falou sobre algumas possibilidades de parceria tendo em vista as necessidades mais urgentes dos refugiados.

“A reunião foi muito positiva. A UERN, como instituição socialmente referenciada, está dando todo o suporte ao CERAM para os imigrantes refugiados. Tratamos de diversas formas de parceria, desde o ensino da língua portuguesa até orientação e auxílio com a documentação dessas pessoas. Mais uma vez, a UERN está mostrando à sociedade os frutos do seu trabalho”, explicou a representante da Universidade no Comitê.

De acordo com o presidente do CERAM, Thalles Dantas, a parceria com a UERN irá proporcionar diversas ações para o atendimentos dos refugiados. “Temos cerca 75 famílias de refugiados no Rio Grande do Norte em condição de vulnerabilidade social, que precisam da atenção do Estado e a Academia se soma a este projeto, iniciado no final do ano passado, com a criação do Comitê pela Governadora Fátima Bezerra. Hoje nós discutimos como a UERN vai se somar a essas ações nos campos da assistência social, educação, direito e saúde. As possibilidades são muitas”.

Aníbal Perez é refugiado venezuelano, da Tribo Indígena Warao e atualmente reside em Natal. Ele chegou no Rio Grande do Norte no mês de dezembro, e afirmou que espera que a Universidade possa oferecer cursos de capacitação profissional para ajudar seu povo a se encaixar no mercado de trabalho. “A gente fica feliz em ver professores conversando sobre a situação do imigrante. Realmente o imigrante precisa dessa ajuda e acompanhamento para que possamos ficar no Brasil com dignidade”, afirmou o representante Warao, que já se mostra familiarizado com a língua portuguesa.

O professor Ricardo Silveira, que encontra-se cedido à Fundação de Apoio à Pesquisa no Rio Grande do Norte também participou da reunião.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *