Turismo do RN é foco na Femptur e Fórum no Centro de Convenções de Natal

O Turismo interno nunca esteve tão em alta e para discutir o assunto estão sendo realizados no Centro de Convenções de Natal o 11º Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte e 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur). Seguindo rigorosamente todos os protocolos de biossegurança, os dois eventos foram abertos nesta quinta-feira com a presença da governadora Fátima Bezerra e demais autoridades do trade turístico. Os dois eventos são gratuitos, mediante inscrição prévia (www.arguseventos.com.br) e estão sendo realizados paralelamente até esta sexta-feira (27), das 14h às 20h.

Durante abertura, a governadora destacou algumas ações realizadas para o desenvolvimento do turismo do RN, além de anunciar a criação do Turismo Cidadão, a finalização das obras do Complexo Cultural da Rampa, da Fortaleza dos Reis Magos e do Teatro Alberto Maranhão. A grande novidade ficou por conta do anúncio de que o Rio Grande do Norte será o estado escolhido para ser o cenário nacional do Band Verão, programa da Band TV, que vai mostrar todo o potencial turístico potiguar em rede nacional. O programa, que será apresentado pelo jornalista Zeca Camargo, terá uma hora de duração e exibição em Janeiro de 2021.
O Fórum de Turismo do RN teve início com a palestra “Lugares de charme: a arte de transformar vidas e negócios no interior potiguar”, com a administradora e designer de produto, Cris Ribeiro. A palestrante é a idealizadora do projeto “Lugares de charme”, que tem como premissa o enfoque e a preservação do valor do ser humano junto à sua essência e à sua identidade cultural. O trabalho de Cris Ribeiro faz uma intervenção e repaginação em ambientes por meio do designer social e afetivo com o objetivo de transformá-los em vitrines vivas, contemplando diretamente artesãos, artistas e empresários de municípios turísticos.
Em seguida, o público presente conferiu o Talk show: “A importância do turismo regional para o Nordeste”, com as participações do presidente da Emprotur, Bruno Reis, e a presidente da PBTUR, Ruth Avelino. O fórum está sendo realizado em formato híbrido, permitindo que todas as palestras sejam transmitidas via Youtube, Instagram e Facebook.
A Femptur, além dos estandes de municípios e produtos turísticos, trouxe rodadas de negócios e capacitações de destinos, entre outras atrações que promovem interação e networking. A feira foi instalada com 45 estandes, sendo 20 deles de municípios participantes.
O Fórum e Femptur têm o apoio do Governo do Estado do Rio Grande Norte, através da Secretaria de Turismo do RN e da Emprotur; Prefeitura de Natal, através da Secretaria de Turismo de Natal; Fecomércio, através do Senac; Sebrae, Banco do Nordeste, DataShow e Serhs Natal Grand Hotel.

Nesta sexta-feira, o Fórum trará outro momento que promete suscitar caminhos e reflexões nesta atual fase do turismo potiguar, que será a palestra da Educadora e Consultora em Turismo e Hospitalidade, a prof. dra Juliana Vieira. que vai abordar “Hospitalidade: a chave para o sucesso”. Não custa lembrar que hospitalidade é algo que o Rio Grande do Norte tem em profusão, mas precisa de melhor direcionamento.
Projetos como o Turismo Cidadão e o Novo Roteiro de Turismo Religioso de Natal também serão apresentados no Fórum de Turismo do RN, que vai destacar, no palco, os três destinos do RN recentemente eleitos “Green Destinations”: Pipa, São Miguel do Gostoso e Parnamirim. O artesanato como objeto decorativo fundamental em meios de hospedagem e restaurantes será outro foco do Fórum de Turismo do RN.

Programação Sexta-feira:
27 de novembro
14h30 – Painel: “A importância das parcerias institucionais para a gestão dos destinos turísticos potiguares”
Palestrante – Marcelo Milito, coordenador regional do DEL Turismo
Participações – Representantes do Turismo de Parnamirim, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul
16h – Palestra: “Hospitalidade: a chave para o sucesso?!”
Palestrante – Juliana Vieira, educadora e consultora para a área de Turismo e Hospitalidade
17h – Apresentações:
Projeto “Turismo Cidadão”
Condução – Rafael Varela, vice-presidente da Emprotur
Projeto “Selo Turismo + Protegido”
Condução – Solange Portela, subsecretária de Políticas e Gestão do Turismo
18h – Palestra: “Os novos eventos presenciais: cases de sucesso e de superação”
Palestrante: Vaniza Schuler, consultora de Turismo especializada em Relações e Negócios Internacionais.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *