A campanha Setembro Dourado ocorre anualmente com o objetivo de conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas associados ao câncer infantojuvenil. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal coordena ações e medidas de prevenção, mobilizando também a população e profissionais da saúde, para reforçar que o diagnóstico precoce é essencial para garantir qualidade de vida às crianças e adolescentes que enfrentam a doença.
Sinais como palidez inexplicada, fraqueza frequente, dores nos ossos e na cabeça, manchas no corpo, alterações na visão (como reflexo esbranquiçado nos olhos), febre constante, perda de peso, inchaço ou crescimento de massa abdominal, sangramentos sem causa aparente, aparecimento de caroços ou aumento dos gânglios sem foco infeccioso, alteração motora ou convulsões, são alguns sintomas associados à existência de um câncer pediátrico, e se diagnosticado precocemente, há chances de cura em 80% dos casos.
Diferente dos tumores que afetam adultos, muitas vezes relacionados a hábitos de vida, os cânceres em crianças e adolescentes são geralmente de origem desconhecida, mais agressivos, mas com melhor resposta ao tratamento. “O avanço no tratamento do câncer infantojuvenil está diretamente ligado ao diagnóstico em estágio inicial, resultando em um tratamento menos agressivo e com menos complicações para o paciente. É fundamental que as famílias, ao perceberem sinais sugestivos de câncer, procurem uma unidade de saúde para avaliar a melhor forma de intervenção”, afirma Isabel Lima, chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Programa de Saúde na Escola na Secretaria Municipal de Saúde.
Durante todo o mês de setembro, as unidades de saúde realizam atividades para incentivar o diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. A abertura da campanha acontece na quarta-feira (4) com o minicurso “Diagnóstico: Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil”, que acontece das 8h às 12h, no Auditório da UNP Salgado Filho, na Av. Sen. Salgado Filho, 1610, Lagoa Nova. O encontro é direcionado aos profissionais responsáveis pela regulação nos serviços de saúde de Natal e conta com a parceria da Casa Durval Paiva, do Grupo de Apoio à Criança com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC), do Hospital Varela Santiago e da Liga Norte Riograndense Contra o Câncer.
Em cumprimento ao art. 73 da Lei nº 9.504/97, o boletim informativo será enviado neste formato. Após as eleições municipais, voltaremos à lista de transmissão convencional