Sesap apresenta nova subcoordenadoria para gestão da assistência farmacêutica

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou à Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (MS) e ao Conselho Regional de Farmácia (CRF/RN) a sua Subcoordenadoria de Assistência Farmacêutica (SUAF), incorporada ao organograma da Secretaria como parte da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) e que será responsável pelo desenvolvimento de ações e a execução das atribuições na área da assistência farmacêutica no Rio Grande do Norte. 

Durante o encontro, ocorrido na última quinta-feira, 22, foram pactuadas propostas para o fortalecimento da assistência farmacêutica no estado do RN objetivando a melhoria da qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente, e considerando também a importância e papel social do profissional farmacêutico e os demais inseridos no ciclo da assistência farmacêutica. 

“Levando em consideração o modelo estrutural adotado pela SESAP/RN, a SUAF estará ligada à Coordenação de Atenção à Saúde (CAS). Esta vinculação favorece a articulação intrassetorial e dá visibilidade ao papel da Assistência Farmacêutica, inserindo-a como política de atenção à saúde”, explicou o subcoordenador da SUAF, Emanuel Avelino. 

Segundo diretriz do MS, as Secretarias de Saúde devem definir a estrutura organizacional que será responsável pela Assistência Farmacêutica (AF) pois, para o seu pleno desenvolvimento, o gestor necessita definir sua missão e as atribuições de cada atividade operativa.  A estrutura deve estar inserida e formalizada no organograma da Secretaria de Saúde, para que tenha visibilidade e tenha garantida a execução da sua função. 

Na próxima terça-feira, dia 28, as articulações continuam, desta vez com a apresentação da SUAF ao Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *