SENAR/RN abre 160 vagas para o curso Técnico em Zootecnia

Estão abertas as inscrições para 160 vagas no Curso Técnico de Nível Médio em Zootecnia, oferecido gratuitamente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, na forma subsequente e na modalidade a distância (60% online e 40% presencial). O curso Técnico em Zootecnia será ofertado nos seguintes polos: Afonso Bezerra, Jucurutu, Lajes, Mossoró, Pau dos Ferros, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante e São Paulo do Potengi. O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação, com diploma válido nacionalmente. Antes de fazer a inscrição, os candidatos devem ler o edital atentamente. Embora o curso seja a distância, o candidato deve indicar um dos polos de ensino para participar das atividades práticas.


As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas exclusivamente por meio do endereço eletrônico http://www.senar.org.br/etec de 06 de dezembro de 2021 até às 23h59min do dia 24 de janeiro de 2022. A seleção consiste na análise do Certificado de Conclusão do Ensino Médio, do Histórico Escolar ou documento oficial equivalente e dos documentos definidos para a comprovação do público prioritário. O curso tem 1.300 horas (dois anos e meio) com aulas disponibilizadas no portal Rede e-Tec no Rio Grande do Norte e de aulas presenciais no polo de escolha do aluno e em visitas técnicas em propriedades rurais. A organização curricular do Curso Técnico em Zootecnia oferece o desenvolvimento das competências profissionais referentes à produção pecuária e ao processamento de alimentos de origem animal, de modo a contribuir para a competitividade e o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário brasileiro.

O preenchimento das vagas do Curso Técnico em Zootecnia para o 1º semestre de 2022 será realizado pelas seguintes formas a seguir: Prioritariamente, as vagas serão preenchidas pelo produtor rural ou seu familiar; ou ainda, o colaborador do produtor rural. Para concorrer a essa forma de ingresso o candidato na condição de produtor rural precisa apresentar no ato da inscrição o Certificado de Conclusão do Ensino Médio/Histórico Escolar ou documento oficial e um documento que comprove a atividade rural do produtor. As vagas não ocupadas pelo público prioritário relacionadas acima serão preenchidas pelo público em geral, desde que seja atendido o critério estabelecido 1.4 do Edital, que é pré-condição para inscrição no processo seletivo e para matrícula no Curso Técnico de Nível Médio, que o candidato tenha concluído o ensino médio.


A lista preliminar dos candidatos selecionados para a etapa de classificação será publicada no portal eletrônico http://www.senar.org.br/etec/ no dia 26/01/2022, já a lista final dos aprovados será dia 25/02. Os candidatos aprovados deverão realizar suas matrículas no período compreendido entre os dias 02/03/2022 e 07/03/2022, nas secretarias dos respectivos polos de apoio presencial.

O TRABALHO DO TÉCNICO EM ZOOTECNIA

O técnico em Zootecnia formado pelo Senar é um profissional especializado nos processos de produção pecuária e no processamento de alimentos de origem animal, de acordo com as boas práticas desse setor, normas técnicas, legislações e necessidades do mercado.


Sua atuação no mercado de trabalho é ampla: poderá trabalhar em empresas públicas e privadas que operam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor pecuário; instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; agências de defesa sanitária; propriedades rurais, empresas de consultoria em pecuária; empresas de comércio, indústrias de insumos agropecuários; empresas de nutrição e reprodução animal; cooperativas e associações rurais.

Para ler o edital, visualizar a lista de polos e efetivar a inscrição, acesse: http://etec.senar.org.br/processo-seletivo/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *