Semtas discute em Brasília investimentos para a Assistência Social

Inclusão, manutenção de convênios e novos investimentos na área da assistência social  para Natal  foram os temas tratados pelo titular da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Adjuto Dias, em reuniões realizadas com parlamentares e gestores federais nesta terça-feira (04), em Brasília. A iniciativa resultou em uma primeira reunião com o chefe de gabinete da Senadora Zenaide Maia, Francisco De Assis Soares.

O encontro possibilitou ao secretário apresentar as principais demandas da Secretaria, principalmente sobre o encaminhamento de emendas parlamentares que possam ajudar na ampliação dos serviços ofertados e na instalação de um Centro-Dia para pessoas idosas no município.

O Centro-Dia para idosos é um serviço tipificado na política de assistência social e possibilitará que o idoso com limitações possa permanecer durante o dia em atividades em um centro com cuidadores e outros profissionais que o acompanharão enquanto seus familiares trabalham, nosso objetivo é ampliar ainda mais os serviços da assistência. E essa é uma demanda crescente na cidade do Natal, em razão do envelhecimento da população” Afirma Adjuto Dias. 

O secretário da Semtas também visitou o deputado federal, Walter Alves (MDB), onde foi discutido o apoio da parlamentar ao plano municipal de assistência ao autista, apresentado e discutido recentemente com a gestão municipal. Na ocasião, apontou a necessidade da construção de um Centro Especializado de Reabilitação que abranja o público de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e síndrome de down.  O deputado se mostrou sensível ao pleito do município e se comprometeu a destinar  emenda que garantirá a reforma e adaptação do local, para instalação do centro.

“A ideia nasceu das demandas existentes no Município, bem como das conversas com pais e responsáveis por crianças com autismo. Queremos ofertar nesse espaço serviços de saúde, diagnóstico precoce, assistência social, jurídica, terapia ocupacional, dentre outros, sempre de forma multidisciplinar, concentrando tudo em um mesmo espaço. O próximo passo será buscar o cofinanciamento do governo federal”. Conclui Adjuto Dias.

Em outra reunião, com a Coordenadora-Geral de Desenvolvimento, Sarah Antônio, foi debatido  a implementação em Natal do projeto Espaço  4.0 e do ID Jovem 2.0 .

O Espaço 4.0 leva em consideração os desafios e oportunidades através da capacitação profissional e acesso ao conhecimento. O ID Jovem 2.0 é um direito do jovem que possibilita o acesso a eventos culturais e esportivos com pagamento de meia entrada, e também transporte interestadual rodoviário, aquaviário e ferroviário de forma gratuita.

Estiveram acompanhando o Secretário na agenda oficial, o chefe de gabinete da Semtas, Saulo Spinelly e o Diretor do Departamento de Proteção Social Básica, Cristiano Manoel.

*Assessoria SEMTAS

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *