Sem conseguir agendar atendimento por aplicativo, usuários voltam a formar filas no CadÚnico em Natal

Segundo a prefeitura, cadastramento para o mês de fevereiro se esgotou e novos agendamentos só devem ser retomados no dia 23.

A fila de pessoas tentando se cadastrar ou renovar o registro no CadÚnico, para ter acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil, voltou a se formar nesta sexta-feira (11) em frente à unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal.

A população procurou o local mesmo após a prefeitura informar que o agendamento seria realizado exclusivamente por meio do aplicativo Natal Digital, a partir desta semana. A medida foi anunciada para tentar desafogar as filas que se formam semanalmente ao longo dos últimos meses.

Os usuários reclamam que não conseguiram marcar atendimento e por isso procuraram o serviço de forma presencial.

É o caso da dona de casa Erineide da Silva, que tentou realizar o agendamento pelo aplicativo, mas não conseguiu. Sem resposta, chegou à fila em frente ao CadÚnico às 19h de quinta-feira (10) e passou a noite no local.

“Vim dormir aqui e estou voltando para casa sem resposta nenhuma. Ontem abriu vagas, tentei excessivamente e não consegui, não aparecia (no aplicativo). E agora eles falaram que dia 23 é que vão abrir mais de 500 vagas”, disse.

Apesar da fila formada, ninguém conseguiu agendar o atendimento de forma presencial.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), informou que as vagas de fevereiro, para agendamento e inclusão dos dados cadastrais no CadÚnico, se esgotaram.

Ainda segundo a prefeitura, somente a partir do dia 23 de fevereiro a Semtas vai iniciar o agendamento referente ao mês de março.

Sobre o Cadastro Único

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o governo federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais.

Atualmente, Natal tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *