RN recebe mais 29 mil doses da vacina Pfizer pediátrica nesta quinta-feira (10)

Sesap quer ampliar a vacinação das crianças. Apenas 28% do público infantil recebeu a primeira dose, de acordo com a plataforma RN Mais Vacina.

O Rio Grande do Norte recebe na madrugada desta quinta-feira (10) mais 29.100 doses da vacina Pfizer pediátrica. O novo lote deve chegar a Natal às 2h.

Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), lembra que “o número de crianças vacinadas no estado ainda é muito incipiente” e que “espera ampliar esse quantitativo, em especial com estratégias como a vacinação nas escolas”.

“É importante destacar que os pais ou responsáveis não precisam assinar nenhum termo para vacinar as crianças, porque eles já se responsabilizam por estarem levando-as para a imunização”, falou.

A Sesap já distribuiu aos municípios do RN mais de 300 mil doses pediátricas, quantidade quase equivalente ao total das crianças a serem vacinadas no estado.

A plataforma RN Mais Vacina aponta que apenas 28% do público infantil, com idade entre 5 e 11 anos, já receberam a primeira dose, o que corresponde a 95.947 crianças.

“Para aquelas crianças que serão vacinadas nas escolas, orientamos que os diretores ou professores consigam a autorização prévia dos pais ou responsáveis, para que isso ocorra de forma oportuna e em larga escala em todo o ambiente escolar”, reforçou Kelly.

A Sesap quer ampliar a vacinação das crianças com o objetivo de protegê-las e diminuir a circulação da ômicron no estado.

“Observamos que os leitos pediátricos vêm sendo ocupados por crianças e a variação do vírus pode causar o agravamento da doença. Já está provada que a vacinação do público infantil é segura. Milhares de crianças já foram vacinadas em todo o mundo, sem relatos de eventos adversos graves. Temos 19 imunizantes em todo o calendário de vacinação infantil e muitos deles podem causar um pouco de febre ou de irritabilidade, como reação, mas nada que seja potencializado e que se compare ao adoecimento pela Covid-19”, concluiu Kelly Lima.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *