A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) deu início à vacinação contra a gripe esta semana, com atendimento, neste momento, para trabalhadores da área da saúde e idosos com 60 anos e mais. Crianças de seis meses a menores de cinco anos e outros grupos, devem ser contemplados com a vacina a partir do próximo mês. A campanha de imunização contra o sarampo também já começou e é exclusiva para crianças e profissionais da saúde. Os imunizantes podem ser encontrados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em alguns pontos extras na capital. Para o Rio Grande do Norte, o Ministério da Saúde deve destinar cerca de 1,3 milhão de doses.
Na UBS São João, no Tirol, bairro da zona Leste de Natal, a procura pelo imunizante da gripe, que atende às cepas H1N1, H3N2 e Victoria, era grande na manhã dessa terça-feira (5). Jamil Varela Cardoso, de 87 anos, levou a esposa, Salete Rebouças Cardoso, de 85 anos, à unidade, onde os dois receberam a dose da vacina. “Nem doeu… nem a vacina, nem a foto”, brincou Jamil, no momento da aplicação, ao posar para a foto da reportagem.
O casal estava animado para se imunizar. “São 62 anos de casamento e oito de namoro. Estamos juntos há 70 anos”, disse Salete, animada após receber a dose. “É importante se vacinar”, completou em seguida. “A vacina é um instrumento fundamental para manter a saúde da população. Por isso, todo o público-alvo tem que se imunizar”, afirmou Jamil, que é médico.
Francisca Flor, de 89 anos, disse que todos os anos procura o posto de saúde para receber o imunizante. Agora, não foi diferente. “É muito importante se proteger contra a gripe”, comentou, após receber a vacina. Paulo Xavier, de 84 anos, que é diretor do Hospital Varela Santiago, em Natal, também deixou um recado sobre a importância da imunização.
“A vacina é importante em qualquer fase da vida, porque é ela quem garante a saúde das pessoas. Já me vacinei contra a covid e hoje vim receber a dose do imunizante da gripe. É primordial que pessoas da minha idade venham ao posto de saúde para se vacinar nesse momento, porque, daqui a 15 dias, já poderemos voltar à unidade de Saúde para receber a quarta dose da vacina contra o coronavírus”, relatou, em forma de apelo.
A vacinação contra a Influenza começou na última segunda-feira (4) em todo o País e segue até junho. Em Natal, de acordo com a SMS, os imunobiológicos vão estar disponíveis para a população de acordo com as fases e públicos prioritários, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.
São duas etapas. Esta primeira, destinada aos idosos e a qualquer trabalhador da Saúde, segue até o próximo dia 30 de abril. Já na segunda fase, de 2 de maio a 3 de junho, serão contempladas as seguintes categorias: crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, também serão contemplados pela campanha a partir de maio.
A Secretaria Municipal de Saúde explicou que as duas vacinas da campanha (contra sarampo e gripe) podem ser administradas sem intervalo de tempo entre elas, se for o caso.
Brasil
O Ministério da Saúde iniciou a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a gripe comum. Para vacinar um público-alvo estimado em 77,9 milhões de pessoas, foram adquiridas mais de 80 milhões de doses do imunizante. A Campanha será realizada em duas etapas. Para imunizar a população do Rio Grande do Norte, a Pasta destina ao estado cerca de 1,3 milhão de doses. A primeira fase, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, estará focada na imunização de quase 462 mil idosos com mais de 60 anos, além de cerca de 96 mil trabalhadores da saúde.
Na segunda fase, entre 3 de maio e 3 de junho, a campanha vai atender a 207 mil crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.
O objetivo é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde. A vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus e reduzir os sintomas. O dia D, de mobilização nacional, está marcado para 30 de abril.
Campanha em Natal conta com pontos extras
Os locais de aplicação da vacina contra a Influenza em Natal, de acordo com a SMS, serão todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de alguns pontos extras, os quais contarão com drives exclusivos para atendimento à campanha de imunização contra gripe e sarampo.
Os pontos de vacinação também contam com salas para pedestres. Nesse caso, além da vacina contra Influenza e sarampo, há a disponibilidade do imunizante contra a covid-19. No Via Direta, os atendimentos são de domingo a domingo (drive e sala de pedestre), com início da aplicação às 9 e encerramento às 16h (no drive) e às 21h (na sala de pedestre).
No Ginásio Nélio Dias, na zona Norte, a vacinação ocorre de domingo a domingo, das 9h às 16h (drive e sala de pedestre). No Midway Mall, os atendimentos são de segunda a sábado, das 10h às 17h. Por lá, a aplicação exclusiva de doses contra gripe e sarampo ocorre em uma sala no segundo piso. Para a vacinação contra a covid-19, os atendimentos acontecem em uma sala no terceiro piso.
A SMS/Natal informa, ainda, que os pontos extras da Comjol Roberto Freire (que funciona de segunda a sábado, das 9h às 16h) e Partage Norte Shopping (com funcionamento de segunda a sábado, das 14h às 20h) permanecem em atendimento, mas exclusivamente com imunobiológicos contra a covid-19.
A Secretaria orienta que os usuários levem a caderneta de vacinação, documento com foto e comprovem a comorbidade (se for o caso) através de receita ou atestado médico. As categorias profissionais devem apresentar também a escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho.
“É importante que a população se atente às fases e compareça aos locais com a documentação necessária, cumprindo o calendário, conforme as definições do Ministério da Saúde. Todas as informações vão estar na nossa plataforma Vacina Natal (vacina.natal.rn.gov.br), então é importante a pessoa checar se cumpre todos os critérios necessários antes de sair de casa”, comenta o Secretário de Saúde de Natal, George Antunes.
Sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal), explicou que, a campanha de imunização contra o sarampo é específica para crianças de seis meses a menores de cinco anos e profissionais da área da saúde. A vacina está disponível para esse público em todas as unidades de saúde da capital e nos pontos extras onde há vacina contra a gripe.
Segundo a pasta, a campanha contra o sarampo não tem fases específicas, mas será desenvolvida no mesmo período da imunização contra a influenza, ou seja, entre de abril e o início de junho. Os profissionais de saúde, a exemplo do que ocorre na imunização contra a gripe, também devem comprovar vínculo.
“A comprovação pode ser feita com a apresentação da escala de trabalho, crachá, contracheque ou carteira de trabalho. Além disso é importante que todos levem cartão de vacinas e documento com foto”, esclareceu a SMS.
FONTE: TRIBUNA DO NORTE