Renan Calheiros pega mais uma contradição de Wajngarten

O relator da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), pediu oficialmente à presidência do colegiado a prisão do ex-secretário de comunicação do governo federal Fabio Wajngarten. 

“Vossa excelência mais uma vez mente, mentiu diante dos áudios agora publicados, mentiu por ter mudado a versão com relação a entrevista que deu e continua a mentir. Continua a mentir. Evidente que essa decisão vai ser do presidente dessa comissão, mas esse é o 1º caso de alguém que vem à comissão parlamentar de inquérito e em desprestigio da verdade, do Congresso, e da representação política, mente.” 

O relator perguntou se a campanha “O Brasil não pode parar” foi veiculada em algum canal oficial do governo e o ex-secretário negou, logo depois Renan mostrou as publicações feitas pelos canais oficiais. 

O ex-secretário de Comunicação disse, nesta 4ª feira (12.mai), à CPI da Covid que não sabia se a campanha era de autoria da Secom (Secretaria de Comunicação), que ele chefiava. 

No fim de março de 2020, o governo federal lançou ofensiva nas redes sociais com a hashtag “O Brasil não pode parar” nas redes sociais. 

Vídeo disseminado pelo Planalto por meio do WhatsApp reforça mensagens pregadas pelo presidente Jair Bolsonaro, nas quais criticava a paralisia da economia em nome do isolamento social para prevenção à covid-19. 

A imagem veiculada à época trazia a marca da Secom, chefiada por Wajngarten. O texto que também foi publicado dizia que quase todos os mortos pela covid eram idosos e que só estes deveriam fazer isolamento. 

“O presidente pode até decidir diferentemente, mas eu vou, diante do flagrante evidente, pedir a prisão de vossa senhoria. Ele pode decidir diferente, mas eu vou pedir porque o espetáculo de mentiras que nós vimos hoje aqui é algo que não vai se repetir e não pode servir de precedente. Vossa excelência não vai desprestigiar ela comissão parlamentar de inquérito mentindo”, declarou Renan.  

O presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), disse que não será carcereiro de ninguém e que não irá prender a testemunha que estava depondo. Ele declarou que se alguém quiser dar voz de prisão para Wajngarten pode fazer, mas ele não fará. 

“Eu não sou carcereiro de ninguém, eu sou um democrata, se ele mentiu nós temos no relatório como pedir o indiciamento dele, mandar para o ministério público para ele ser preso, mas não por mim. Depois que ele for julgado e aqui não é o tribunal de julgamento.”  

Depois da declaração de Aziz, Renan discordou, mas disse que não daria voz de prisão a Wajngarten por respeito ao presidente da CPI. Para o emedebista, a não prisão do ex-secretário daria liberação para qualquer um mentir na CPI a partir de agora. 

FONTE: PODER360 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *