O município de Jardim do Seridó recebeu na manhã desta segunda-feira (18) a Procuradora Especial da Mulher, deputada Cristiane Dantas (SDD) e a equipe da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ProMulher), para instalação da Procuradoria Municipal da Mulher na cidade. Com uma bancada de nove vereadores, sendo apenas uma mulher, o município é o segundo do Estado a aprovar um projeto de Lei no Parlamento, criando a Procuradoria Municipal da Mulher, estando apto a receber toda capacitação e orientação da ProMulher da ALRN para instalação e funcionamento do órgão.
“Esse é mais um passo que a ProMulher da Assembleia Legislativa dá em seu processo de interiorização. Incentivar e promover a instalação das Procuradorias no interior do Estado tem sido uma das nossas missões. Jardim do Seridó é o segundo município do Estado a oferecer esse instrumento tão importante na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência feminina”, disse Cristiane Dantas ao discursar.
A implantação do órgão faz parte do processo de interiorização da Procuradoria da Mulher e aconteceu em uma sessão solene realizada no plenário Dr. Manoel de Medeiros Brito, na Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores do município, autoridades, representantes de órgãos voltados ao combate à violência contra a Mulher e de integrantes da ProMulher/ALRN.
“É uma grande honra instalar a Procuradoria da Mulher no Poder Legislativo deste município. Esse evento tem um significado gigante na luta pelos direitos das mulheres e no combate à violência que tanto aflige a nossa sociedade”, disse o vereador e presidente da Câmara Municipal, Cássio Lúcio Cunha de Medeiros.
A única vereadora da cidade, Stephany Oliveira (Podemos), reforçou a importância da instalação do órgão no município e do apoio e incentivo da Assembleia Legislativa para efetivação da Procuradoria no município. “Como representante das mulheres neste Parlamento, quero reiterar o meu compromisso em lutar pela implantação de políticas públicas que visem tornar a vida das mulheres jardinenses mais justa e igualitária”, comprometeu-se.
Em Jardim do Seridó, a Procuradoria da Mulher terá como procuradora Luisiane Fonseca, servidora com mais de 17 anos de dedicação à Casa Legislativa, e funcionará na sede da Câmara Municipal, localizada no Centro da cidade.
“A efetivação desse equipamento é um sonho que hoje realizamos. A nossa sala lilás será o lugar onde as mulheres jardinenses encontrarão profissionais capacitados e o apoio necessário para quebrar esse vício da violência cultural que, infelizmente, ainda vivenciamos”, disse Luisiane ao discursar.
Durante a solenidade uma palestra foi ministrada pela professora/doutora Mariana de Siqueira, com o tema: liderança feminina nos espaços de poder, da subrepresentatividade que temos à representatividade que teremos.
INTERIORIZAÇÃO
Uma das missões da ProMulher/ALRN é a interiorização dos serviços, por meio das Câmaras de Vereadores Municipais, que através de um projeto de resolução, criam o órgão em seus municípios e se tornam aptas a receber da ProMulher da ALRN toda capacitação e apoio necessário para instalação desse importante equipamento na luta e prevenção das violências contra mulheres e no incentivo à participação feminina na política.