O lançamento da Rede Mulher de Valor, encabeçado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), será nesta quinta-feira (23). O evento acontece a partir das 15h, no Espaço Neuma Leão, em Natal. Além da apresentação oficial do projeto, o evento vai contar com a participação de Maria Brasil, especialista em comunicação estratégica e gestão de marcas, que vai proferir a palestra “Branding com propósito”.
O projeto se propõe a incluir as mulheres de forma que se tornem protagonistas na transformação socioeconômica da capital potiguar por meio do empreendedorismo. De um lado, empresárias já estabelecidas que vão ajudar outras mulheres – em vulnerabilidade ou informais – a se fortalecer e incrementar a renda.
A Rede Mulher de Valor pretende trabalhar com quatro eixos de sustentação: capacitação, crédito, networking e inclusão. Inicialmente, serão colocados em prática três projetos focados nas mulheres vítimas de violência doméstica, apenadas e trabalhadoras informais.
À frente do projeto Mulher de Valor está a vice-presidente da CDL, Malu Fontes, única mulher a ocupar o cargo de primeira vice-presidente da instituição. “Há 60 anos a CDL é liderada por homens, então, buscamos um jeito de fortalecer a presença feminina na instituição por meio de um projeto que mobilize as empreendedoras a mudar a vida de outras mulheres, para que, dessa forma, possamos crescer juntas”, aponta.
Os recursos estão garantidos para colocar em prática de forma imediata esses projetos, seja por meio de emendas parlamentares, por liberação de verbas do Tribunal de Justiça, da Agência de Fomento do RN, ou por apoio de instituições como o Sebrae e outros parceiros e parceiras que se agreguem para incremento financeiro das ações da rede.
A Rede Mulher de Valor será composta por 15 embaixadoras que ficarão responsáveis pela coordenação desses projetos. No entanto, outras mulheres das mais variadas áreas de atuação podem se agregar como membros, desde que possam dar apoio de alguma forma.