Em um pleito marcado pelo acirramento, o Progressistas liderado no Estado pelo deputado Federal João Maia despontou como o partido de maior crescimento: 54% mais prefeitos eleitos do que no pleito de 2020. Desde que assumiu o comando do partido há 10 meses, João implementou uma administração gerencial no partido, típico de uma corporação. Definiu competências, delegou responsabilidades, definiu metas e cobrou seu cumprimento.
O resultado do trabalho em equipe em bases profissionais logo veio. 107 diretórios municipais montados com composição completa em poucos meses deram capilaridade e força de mobilização ao partido para as eleições municipais. O resultado foi o maior crescimento entre os grandes, com 20 prefeitos (4º lugar), 22 vice-prefeitos e 221 vereadores (3º lugar em ambos).
Além do número, avulta a importância dos municípios conquistados, como Macaíba, Goianinha, Upanema, Serra do Mel, Alto do Rodrigues, Montanhas e Umarizal. Além disso, bastiões como Messias Targino, governado 4 vezes pela esposa do deputado, prefeita Shirley Targino, foram mantidos.
Por outro lado, a capacidade de articulação de João Maia, já conhecida por quem faz política no RN, ficou patente nesta eleição. Fazendo dobradinha com o PSDB do presidente da ALRN, deputado Ezequiel Ferreira e com o MDB do vice-governador Walter Alves, ambos sem representação federal, Maia emplacou mais 13 prefeitos aliados, como Dr. Tadeu em Caicó, Pedro Filho em Touros, Sabino em Apodi, Pedro Balada em Pedro Velho, Iogo Queiroz em Jucurutu, Joãozinho Furtado em Serra Caiada, Dr. Renan de Campo Redondo, Samuel Souto em Ouro Branco, Hudson Matias de Galinhos e Andrezza Brasil em Sítio Novo.
Pelo visto, 2026 já começou e um bloco de alianças vai se formando. E, ao que tudo indica, o futuro político dos protagonistas do jogo eleitoral de 2026 passa pelo Progressistas e pelo deputado federal João Maia.