Primeiro dia de drive de testagem tem fila enorme na Arena das Dunas

A Prefeitura do Natal abriu na manhã desta sexta-feira 28 mais um ponto de testagem para Covid-19, dessa vez em formato drive-thru, na Arena das Dunas, na Zona Sul de Natal. Às 8h, horário de início de funcionamento, já havia carros em uma fila enorme.

A demanda foi alta e a fila andava de forma lenta, até porque em alguns veículos havia mais de uma pessoa para ser testada. Para a testagem, as pessoas precisaram descer dos veículos para que os agentes de saúde colhessem o material. Os exames utilizados são testes rápidos para Covid/antígeno com coleta swab nasofaríngeo.

A prefeitura pediu que a população leve impresso e preenchido o formulário com dados da pessoa a ser testada, disponível no site, para agilizar o processo. Em alguns casos, no entanto, a ficha teve que ser preenchido pelos servidores, o que também atrasou o andamento da fila.

Não é preciso prescrição médica para realizar o teste. Após a testagem, os usuários recebem uma folha com um QR Code impresso. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em 24 horas, cada pessoa pode consultar seu resultado pela internet, por meio do código.

Centros de Enfrentamento
A Prefeitura de Natal tem investido nas últimas semanas em ações voltadas para atender a população com sintomas de Covid e gripe, com a abertura de dois Centros de Enfrentamento às Síndromes Gripais, no ginásio Nélio Dias e no Cemure.

“Mesmo com ativação do drive de testagem vamos manter em funcionamento os Centros de Síndromes Gripais do Cemure e Nélio Dias”, afirma o secretário Municipal de Saúde, George Antunes.

Esses dois locais são referência para atendimento de pessoas com sintomas leves, desafogando o atendimento das UPAs da cidade. Nos Centros, a população tem consulta médica, dispensação de medicação e testagem para Covid.

Além dos Centros, a Prefeitura mantém os pontos de vacinação de toda a população adulta e infantil. Neste último caso, existem pontos exclusivos de vacinação de público infantil a partir dos cinco anos de idade, nos shoppings Midway e Partage, além de duas unidades de saúde por Distrito Sanitário.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *