A Secretaria de Cultura de Natal (Secult-Funcarte) divulgou, em publicação na edição desta quinta-feira (26) do Diário Oficial do Município (DOM), as Seleções Públicas destinadas à contratação de Bandas de Frevo, Escolas de Samba e Tribos de Índios para compor a programação do Carnaval de Natal 2023.
Segundo a pasta, serão selecionadas 49 bandas de frevo para apresentações musicais a serem executadas no acompanhamento dos Blocos e Troças do Carnaval em Natal 2023.
“As bandas de frevo são uma tradição do nosso Carnaval. Após a seleção, serão organizadas por Pólos e para atender as demandas da folia em toda a cidade”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão.
Já o Edital voltado para Escolas de Samba vai apoiar financeiramente e premiar as selecionadas que irão compor a programação do Carnaval no tradicional desfile na avenida Duque de Caxias. Serão apoiadas cinco Escolas do Grupo A, cinco Escolas do Grupo B e duas Escolas do Acesso. Também estão definidas as premiações para as quatro primeiras vencedoras dos Grupos A e B.
Na categoria Tribos de Índios serão selecionadas e apoiadas financeiramente nove Tribos que irão se apresentar na Avenida Duque de Caxias, de forma não competitiva.
As bandas estão divididas nas seguintes categorias:
a) Categoria I – Bandas de Frevo com 07 músicos instrumentistas mais o Maestro: Serão selecionadas 07 bandas;
b) Categoria II – Bandas de Frevo com 14 músicos instrumentistas mais o Maestro: Serão selecionadas 18 bandas;
c) Categoria III – Bandas de Frevo com 21 músicos instrumentistas mais o Maestro: Serão selecionadas 13 bandas;
d) Categoria IV – Bandas de Frevo com 28 músicos instrumentistas mais o Maestro: Serão selecionadas 07 bandas;
e) Categoria V – Bandas de Frevo com 35 músicos instrumentistas mais o Maestro: Serão selecionadas 04 bandas.
TRIBUNA DO NORTE