Os procedimentos policiais de flagrante, como prisões e apreesões de materiais ilícitos, que acontecerem nas zonas Leste, Oeste e Sul de Natal terão como prioridade o atendimento nas delegaciais distritais. Antes, as ocorrências eram levadas para a Central de Flagrantes.
A Polícia Civil esclareceu a mudança no processo, que ocorre já a partir deste mês. “O aumento das ocorrências, com a entrada dos novos policiais, e a Central de Flagrantes só tem uma equipe e não estava dando conta. E tiveram reclamações da sociedade em geral, que estava tendo fila por causa da alta demanda. Então, a gente achou por bem redistribuir para as delegaciais distritais como era antes e como é feito na zona Norte de Natal”, afirmou o delegado Marcos Geris.
Caso a Polícia Militar, por exemplo, prenda alguém em flagrante no Centro de Natal ou na Grande Natal, o detido será encaminhado à delegacia do bairro ou do município. A partir das 18 horas, o expediente da Central de Flagrantes continua no esquema de plantão, recebendo as ocorrências após esse horário. “Os flagrantes serão feitios pelos plantões Norte e Sul, temos também o plantão da Delegacia da Mulher, para atender a sociedade”, acrescentou.
Entre as reclamações de policiais militares e civis, além da própria população, a demora nos procedimentos. De acordo com relatos, alguns atendimentos chegavam a durar mais de 5 horas por causa do acúmulo de ocorrências. “Geralmente, as ocorrências elas se dão à tarde. Depois das 15h, 16h, chegam várias ocorrências apenas para uma equipe”, finalizou o delegado.