Planta Natal dá início a ação planejada de revegetação da capital

Plantar agora para tornar a cidade de Natal mais verde para as gerações futuras. Dessa forma o prefeito Álvaro Dias reafirmou o compromisso de sua gestão com as questões ambientais na ampliação da revegetação integrada da capital potiguar. Nesta segunda-feira (21) foi apresentada a segunda etapa do programa Planta Natal, que tem como meta o plantio de 20 mil árvores em vários espaços da capital, sendo 100 mudas diárias ao longo de 100 dias. A solenidade aconteceu no Palácio Felipe Camarão e contou com a presença das instituições parceiras do programa, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) representada pelo diretor de Meio-Ambiente Herberte Hálamo, e Câmara Municipal de Natal através do vereador e professor Robério Paulino, além de secretários municipais, técnicos e ambientalistas. Na ocasião foram disponibilizadas várias mudas para adoção.  

O prefeito Álvaro Dias destacou a importância desta ação para todos os natalenses e por estar sendo construída de forma planejada e coletiva. “Idealizamos uma meta corajosa de plantar 20 mil árvores em Natal. O que nós estamos fazendo é perseguir essa meta, ir em busca de qualidade de vida para a cidade, com responsabilidade e consciência”, disse. O gestor lembrou que desde o início do programa Planta Natal já foram plantadas 8445 novas árvores na cidade. “Recentemente fizemos a primeira alameda de mudas de ipês na Av. Ayrton Senna. Imaginem quando estiver florindo, será um espetáculo! Nós vamos deixar um legado para nossos filhos e netos de uma vida mais saudável. E são muitas pessoas participando e se doando, a começar pelos nossos jardineiros, a equipe da prefeitura e os parceiros”, disse. 

A secretária Executiva e coordenadora do Planta Natal, Daniele Mafra, disse que o propósito é integrar as árvores urbanas à vida da cidade. “Queremos que as pessoas sintam que as árvores fazem parte da vida delas”, comentou. O secretário do Meio-Ambiente, Tiago Mesquita, lembrou que esta gestão “está comprometida com a sustentabilidade em todos os aspectos, tanto econômicos como de gestão ambiental moderna, de oportunidades de geração de emprego e inclusão social”. 

Para o diretor Herberte Hálamo, da UFRN, trata-se de um projeto de grande envergadura para a cidade. “Existe uma sinergia entre as Secretarias, é um projeto ambicioso, mas fundamentado”. Representando a CMN, o vereador Robério Paulino lembrou que a recuperação verde de Natal foi negligenciada por outras administrações. “Natal é uma das capitais mais mal arborizadas do país por que ninguém se preocupou com o plantio. Este projeto merece a colaboração de todos os natalenses”, disse. 

COMO PARTICIPAR
Os técnicos do município mapeiam as áreas para verificar se o local solicitado é viável. As mudas têm a partir de um metro de altura e serão utilizadas mudas nativas como Mulungu, Pau Brasil, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê-branco, Pau Ferro, Oiti, Craibeira, Amora, Muringa, Tamarindo, Flamboyant, Trapiá, Pata de Vaca, Aroeira.

A ação conta com um planejamento semanal: Nesta terça-feira (22) serão colocadas 135 mudas na rua Praia de Areia Branca, Ponta Negra. Na quarta-feira (23) serão 41 mudas na praça Djalma Maranhão – Rua da Misericórdia – Cidade Alta; Praça Rio Grande do Norte – Rua Passos da Pátria – Cidade Alta; Praça Cel Lins Caldas, rua Presidente  Passos – Cidade Alta; Praça João Tibúrcio, Rua Padre João Manoel – Cidade Alta. Na quinta-feira (24) são 145 na praça Igreja Neópolis – Rua Professora Zila Mamede. Na sexta-feira (25) são 270 árvores na área verde Candelária – Rua Reitor Onofre Lopes, 514.

O natalense vai poder participar solicitando o plantio de mudas em sua comunidade, rua ou área privada, com o compromisso de adoção, através do site Planta Natal (www.plantanatal.com.br ). Basta acessar o formulário na página virtual e preencher os itens conforme o interesse. “Adoção de mudas”, “Plantio voluntário” ou “Solicitação de Plantio” e “Planta Natal no Seu Bairro”. O Planta Natal é um programa da Prefeitura de Natal com ações integradas das secretarias Semsur, Semurb, Secom, Urbana, Educação, Secretaria Executiva e de Governo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *