PF e Receita Federal apreendem 1,6 tonelada de cocaína em carga de gengibres no Porto de Natal

Essa é a terceira apreensão de cocaína no porto e a Polícia Federal investiga a relação entre as ocorrências. Todas elas tinham como destino o Porto de Roterdã, na Holanda.

A Polícia Federal e a Receita Federal apreenderam 1,6 tonelada de cocaína no Porto de Natal na tarde desta segunda-feira (19). A droga estava escondida em uma carga de gengibres e tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda.

De acordo com os órgãos federais, a apreensão da droga custou um prejuízo de cerca de R$ 360 milhões ao narcotráfico.

Essa é a terceira apreensão de cocaína pela Receita Federal em 2021 no Porto de Natal. A mais recente aconteceu há menos de 10 dias, em 20 de novembro, quando 265 quilos de cocaína foram encontrados em uma carga de mangas.

Somada à apreensão de meia tonelada de droga em julho, são cerca de 818 quilos de cocaína apreendidos apenas em 2021 no Porto de Natal.

A Polícia Federal investiga possível ligação entre as ocorrências deste ano. Todas tinham como destino o porto de Roterdã, na Holanda.

A droga apreendida nesta segunda-feira foi recolhida pela Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação para identificar os responsáveis e responsabilizá-los criminalmente.

De acordo com os órgãos, a apreensão só foi possível graças ao uso intensivo de tecnologias, como o scanner, e de técnicas de análise e gerenciamento de risco.

Rota do tráfico

Em 2019 a Polícia Federal passou a apontar a capital potiguar como ponto de partida para o tráfico internacional de drogas, com envio de cocaína principalmente para Holanda e Bélgica.

Nos últimos anos, aconteceram apreensões de grandes quantidades de cocaína no Porto de Natal.

Em outubro de 2020, a Polícia Federal prendeu quatro pessoas em flagrante no Porto de Natal com 238,9 quilos de cocaína. De acordo com a PF, a droga seria enxertada em um contêiner que seguiria para a Europa. A ação aconteceu em conjunto com a Receita Federal.

Em agosto daquele ano, a PF também apreendeu 704 quilos de cocaína no porto.

Desde outubro de 2018, mais de 10 toneladas de drogas que partiram de Natal também foram apreendidas no porto de Roterdã, na Holanda.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *