Pais e familiares de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) realizaram um protesto na manhã desta quinta-feira (14) em Natal contra a suspensão de tratamentos custeados por um plano de saúde nas escolas e casas dos pacientes.
O “apitaço” começou por volta das 9h na rua Apodi, no bairro Petrópolis, na Zona Leste da capital e seguiu em caminhada até a rua Mipibu.
De acordo com o pais, a Unimed Natal suspendeu o atendimento dos modelos de intervenção ABA e Denver que eram oferecidos no ambiente escolar e domiciliar dos pacientes na última segunda-feira (11).
“Isso atinge diretamente os autistas. Foi uma coisa absurda, do dia para a noite, sem aviso prévio”, disse Bruno Henrique, advogado e um dos idealizadores da manifestação.
Adriane Lima, ela é mãe de um dos pacientes afetados pela decisão e afirmou que o acompanhamento é fundamental para o desenvolvimento do filho.
“A criança que tá dentro do espectro autista ela tem uma uma dificuldade muito grande com a interação social. Esses terapeutas no âmbito familiar da criança, no âmbito social escolar, eles vão trabalhar essas habilidades. Então é fundamental pra que a criança consiga desenvolver. Eles bloquearam esse tratamento tanto escolar como domiciliar e foi imposto que as crianças fizessem apenas dentro de clínica, só que a criança tem prescrição médica pra poder fazer essas horas âmbito natural da criança, que seria escolar e o domiciliar”, reclamou.
Ainda de acordo com ela, por mais que o plano tenha garantido que vai manter o atendimento nas clínicas, a mudança de rotina poderá causar regressão no tratamento.
“São crianças totalmente rígidas a mudança de rotina. Com certeza várias crianças vão ter regressão seríssima. Quadros até invertíveis com certeza podem acontecer. A rotina é fundamental para o desenvolvimento da criança”, disse.
O que são os tratamentos
- ABA: A sigla é para o termo em inglês Applied Behavior Analysis e pode ser traduzido para o português como Análise do Comportamento Aplicada. O tratamento é feito de maneira estruturada, focando nos comportamentos alvo de intervenção, o que em sua maioria envolve comportamentos ligados à linguagem e comportamentos inadequados.
- Denver: O Modelo Denver de Intervenção Precoce é um dos métodos utilizados nas intervenções terapêuticas do autismo infantil. Essa forma de intervenção usa jogos e brincadeiras, por isso, é recomendado para crianças de até 5 anos.
Plano de saúde
Em nota, o plano de saúde afirmou que que continua disponibilizando aos clientes uma rede de atenção e cuidado para tratamento completo do Transtorno do Espectro Autista (TEA), outros transtornos ou síndromes genéticas.
“As terapias de reabilitação especializadas e multidisciplinares que esta operadora oferta estão em conformidade com as diretrizes técnicas da medicina baseada em evidência e com as normas legais vigentes no país. Neste sentido, não há e nem houve descontinuidade em nenhum tratamento e sim o direcionamento das terapias, que estavam sendo realizadas em ambiente escolar ou domiciliar, para que passem a ser integralmente cumpridas nas clínicas, com aparato adequado e equipe qualificada para o desenvolvimento de cada criança”, informou.
“A Unimed Natal assegura o acesso às terapias de reabilitação especializadas e multidisciplinares previstas no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que, devem ser ofertadas exclusivamente nos estabelecimentos de saúde, uma vez que, a legislação da Saúde Suplementar (Lei nº 9.656/98) e o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde (atualmente estabelecido pela RN nº 465) não preveem a cobertura assistencial em ambiente escolar e domiciliar”, diz ainda a nota.
FONTE: G1RN