O agosto é lilás, é um mês inteiro dedicado às pautas de enfrentamento da violência doméstica contra as mulheres e também, em 2021, vem representando o marco dos 15 anos de vigência da Lei Maria da Penha no Brasil. Pensando em realizar as mais diversas ações em prol dessa causa, o Movimenta Mulheres (MM/RN) lança, oficialmente, sua Agenda especial de atividades que serão desenvolvidas ao longo do mês.
Com convidadas especiais, de renome nacional, o Movimenta Mulheres promoverá palestras sobre os mais diversos enfoques: “convidamos a historiadora brasileira Mary Del Priore, que possui uma profunda pesquisa a respeito da temática, para falar de seu novo livro “Sobreviventes e Guerreiras” que analisa a situação histórica das mulheres no Brasil de 1500 a 2000. Também estará conosco a jurista Maria Berenice Dias, que trará o tema da aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as mulheres transsexuais.”, explica Karenina Hentz da Cunha Lima, Presidenta do Movimenta Mulheres.
Para além das palestras, o Movimenta Mulheres promoverá várias Ações de Capacitação a respeito da Lei Maria da Penha, que percorrerão desde os municípios de Ceará Mirim, Ielmo Marinho, Maxaranguape, até Nísia Floresta, com a distribuição da Cartilha “Movimente-se Contra a Violência Doméstica – Um Guia MM sobre os seus Direitos”, para todas as participantes. “É mais do que necessário criarmos esta rede de capacitação acerca da Lei Maria da Penha, para que todas as mulheres estejam cientes dos seus direitos e possam atuar, umas pelas outras, no plano da prevenção da violência doméstica.”, enfatiza Isabella Lauar, Presidenta do Movimenta Mulheres.
A Cartilha do MM contará com um capítulo especial que trará orientações de como as mulheres devem proceder antes, durante e depois de uma determinada agressão. “São os Planos de Proteção, para que as mulheres tenham o conhecimento de como devem proceder em busca de Justiça”, referenda Karenina Hentz da Cunha Lima. No final do mês, o MM/RN ainda lançará uma Exposição Fotográfica com Leila Lima, fotógrafa, Procuradora do Estado e Coordenadora de Exposições do grupo, nominada de “Laços – Movimente-se contra a violência doméstica”, na qual diversas mulheres, consideradas expoentes do Estado, participarão unidas em prol da causa. “Com a mensagem de que todas as ações empregadas no agosto lilás devem ser prioritárias em todo nosso calendário. A conscientização não deve ser pontual. Através dos nossos laços, podemos atuar comprometidas com o fim da violência doméstica praticada contra as mulheres.”, finaliza Isabella Lauar.
A agenda completa de atividades especiais do Movimenta Mulheres está disponível em: @movimentamulheresrn.
*Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa: Emanuelle Elisa Pinto Martins Freire