Novo voo ligando Natal à Europa entra em operação nesta quarta-feira

A capital potiguar volta a receber o voo internacional com ligação direta para a Europa na noite desta quarta, 03. Esse será o primeiro desembarque do tipo no Aeroporto Internacional Aluízio Alves desde abril de 2020, mostrando claro sinal do processo de retomada da atividade turística em um momento em que a vacinação contra Covid-19 avança e o número de casos diminui. Trata-se do voo da companhia portuguesa TAP que ligará Lisboa – Natal três vezes por semana. Para marcar esse retorno, a Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) irão realizar uma recepção calorosa aos turistas. A ação contará com a presença de membros do trade turístico potiguar e empresários locais parceiros.

O retorno da aérea portuguesa ao Rio Grande do Norte aconteceu a partir de muita articulação do Governo do Estado, que realizou uma série de reuniões com a direção da companhia até o anúncio do retorno, realizado em setembro deste ano e comemorado por todos que fazem o turismo no estado. A chegada de mais esse voo ao estado foi celebrada pela governadora Fátima Bezerra, que no último dia 26 de outubro visitou a CEO da TAP,  Christine Ourmières-Widene, e ressaltou a importância que essa rota internacional tem neste momento de  aquecimento do turismo com a chegada da alta estação. “Portugal é o nosso principal polo de atração de turistas da Europa para o Rio Grande do Norte, e esse voo direto é um símbolo claro de como o nosso estado está fazendo a sua parte na construção de uma retomada segura do turismo. Não tenho a menor dúvida que esse voo será um sucesso, e logo teremos muitos turistas de várias partes da Europa descobrindo as belezas do nosso estado”, afirmou a governadora.

As operações no Brasil são tidas como relevantes para a TAP, que anunciou um maior incremento de rotas para o país a partir do anúncio da abertura de Portugal para turistas brasileiros, realizado no início de setembro. “O Brasil é o nosso principal e mais estratégico mercado fora de Portugal”, enfatizou Christine, CEO da TAP,  que caracterizou Natal como uma rota “emblemática” para a companhia aérea.

O voo internacional entre Lisboa e Natal é mais um ponto no robusto processo de retomada da atividade turística que o estado atravessa. O incremento da malha aérea, e o aumento no fluxo de turistas nos últimos meses já tem repercussões na oferta de empregos no setor turístico. Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) para o setor turístico do Rio Grande do Norte, entre janeiro e agosto de 2021, apontam um saldo positivo acumulado de 11 mil vagas no setor de serviços, sendo cerca de 1700 vagas só no setor de alojamento e alimentação.  Os segmentos de locação de automóveis, agências de viagens, operadores turísticos,  serviços de reservas e transporte aéreo de passageiros, que são considerados importantes indicadores da atividade turística, também apresentaram saldo positivo de vagas no CAGED durante o período citado. 

O otimismo com os bons números do setor também é percebido na fala dos  gestores do turismo. “A chegada de cada novo turista da Europa pode significar mais geração de emprego e renda para o povo potiguar. Esse retorno da TAP precisa sim ser celebrado, e em um cenário de pandemia sob controle é mais um indicativo de que teremos ainda mais crescimento na procura pelo nosso destino nos próximos meses”, analisa Ana Maria da Costa, secretária estadual de Turismo.  

*Portal Mercado Aberto

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *