Nova empresa começa a exportar frutas a partir de julho pelo Porto de Natal

A maior produtora de melão do Rio Grande do Norte, a Agrícola Famosa, está buscando uma solução individual para garantir o transporte de seus produtos para o mercado europeu. A empresa, que possui 30 mil hectares irrigados e faturou R$ 1 bilhão no ano passado, firmou um contrato com a empresa Green Sea para ter disponibilidade para fazer o transporte de 35% de sua safra para a Europa pelo porto de Natal, mudando sua logística.

Para atender a nova realidade, a Agrícola Famosa criou uma nova empresa, focada principalmente no Reino Unido. O empresário Luiz Roberto Barcelos, dono da Agrícola Famosa, disse ao NOVO Notícias que estão negociando preços, condições e para onde será o serviço, mas ainda não pode anunciar nada oficialmente, pois as conversas estão em andamento.

A empresa bancará a estrutura do transporte, já que o Porto de Natal não possui mais contrato com o Grupo CMA CGM, que era responsável pelo transporte marítimo e conteinerização no porto da capital potiguar. As conversas estão acontecendo e existe a perspectiva de uma operação ter início entre julho e agosto, segundo a Companhia Docas Do Rio Grande do Norte – CODERN.

“Vale ressaltar que, neste momento, a safra de frutas acabou, período em que o navio da CMA CGM muitas vezes diminuía a frequência da vinda a Natal, entre abril e julho”, disse a CODERN.

O secretário Guilherme Saldanha, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca, que viajou no início do ano para Portugal com o objetivo de conseguir um substituto para a CMA CGM, afirmou que o Governo do Estado está preocupado e tem interesse em que as frutas produzidas no Rio Grande do Norte sejam exportadas pelo porto de Natal. Por isso, a Secretaria juntou um grupo de principais exportadores para viabilizar a atração de novas companhias marítimas para a região.

“A expectativa agora é saber quem será o novo presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) para que, juntos, Governo do Estado, CODERN e demais exportadores possam viabilizar cada vez mais o transporte das frutas produzidas na região”, falou Guilherme.

Segundo o secretário, uma nova companhia marítima substituirá a CMA/CGM com uma rota semanal e a intenção é buscar um segundo navio para termos duas rotas semanais. De acordo com o titular da SAPE, é a mesma empresa que está em negociação com o empresário Luiz Roberto Barcelos. A preocupação do Governo é que a fruta não saia da região e deixe de ser exportada pelo porto de Natal.

“Hoje está cada dia mais competitivo esse negócio de operação portuária, mas a gente tem essa preocupação, tem trabalhado e já lhe adianto: vai existir uma nova companhia marítima com rota e frequência semanal, levando parte de nossas frutas. O que a gente tá querendo é otimizar, fazer com que a gente tenha cada vez mais navios transportando nossas frutas”, finalizou Saldanha.

FONTE: NOVO NOTÍCIAS

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *