Necessidade de 3ª dose é provável, dizem presidentes da Pfizer e da Moderna

Os CEOs das farmacêuticas Pfizer e Moderna afirmaram que é provável que exista a necessidade de uma 3ª dose de seus imunizantes contra a covid-19. As afirmações foram feitas em um evento do site Axios na 5ª feira (20.mai.2021). 

“Os dados que vejo chegando, eles estão apoiando a noção de que provavelmente haverá uma necessidade de um reforço em algum lugar entre 8 e 12 meses”, disse o presidente-executivo da Pfizer, Albert Bourla. 

Como os Estados Unidos começaram a vacinação em dezembro, o presidente-executivo da Moderna, Stéphane Bancel, afirma que o melhor é realizar o reforço em setembro. “Acho que, como país, deveríamos estar dois meses mais cedo, do que dois meses mais tarde, com surtos em vários lugares”. 

Especialistas ouvidos pela Axios no evento afirmaram que um reforço é consistente com o que se sabe sobre os coronavírus -tipo de vírus que causa a covid-19 e outras síndromes respiratórias. 

“Acho que quase certamente precisaremos de um reforço em um ano ou mais depois de obter a injeção primária, porque a durabilidade da proteção contra coronavírus geralmente não dura por toda a vida”, disse Anthony Fauci diretor da NIAID (instituto norte-americano de alergia e doenças infecciosas). 

O quanto dura a proteção ainda é uma informação desconhecida. A certeza sobre a necessidade de uma 3ª dose só será respondida com o tempo. É preciso monitorar pessoas vacinadas para descobrir se os anticorpos contra o vírus diminuem ou não. 

A vacina da Moderna não é utilizada no Brasil até o momento. Mas na 4ª feira (19.mai), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga se reuniu com representantes da farmacêutica. 

Já a da Pfizer começou a ser distribuída pelo PNI (Programa Nacional de Imunização) em 30 de abril. O Ministério da Saúde comprou um total de 200 milhões de doses da vacina, que até o momento está sendo aplicada com o planejamento para duas doses. 

FONTE: PODER360 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *