Natal altera locais de atendimento de urgência e emergência pediátrica na rede pública; confira mudanças

A Secretaria Municipal de Natal (SMS) informou que a partir de 1º de novembro vai instituir um novo fluxo para o atendimento de urgência e emergência pediátrica na rede pública da capital. A decisão foi tomada após reunião com a Cooperativa Médica do RN.

Moradores da Zona Norte inclusive já estavam denunciando que a UPA Pajuçara não estava mais atendendo crianças. No novo fluxo, a SMS confirmou que a UPA não vai mais oferecer atendimentos pediátricos – todos da Zona Norte serão na UPA Potengi.

Segundo a secretaria, os atendimentos pediátricos na rede pública da capital serão: na Zona Oeste, na UPA da Cidade da Esperança; na Zona Sul, na UPA da Cidade Satélite; na Zona Norte, na UPA Potengi; e na Zona Leste, no Pronto Socorro Infantil de Brasília Teimosa e na Unidade Mista de Mãe Luiza.

A SMS reforça que todas essas unidades contam com serviço de pediatria de porta aberta funcionando 24h.

De acordo com a pasta, a mudança no fluxo acontece para otimizar as escalas, já que, segundo a SMS, há uma dificuldade de encontrar profissionais com a especialidade em pediatria, “em razão de diversos fatores, entre eles agressões sofridas durante os atendimentos clínicos, conforme relatado pela empresa contratada em reunião com a SMS”.

Além dos serviços citados, as escalas devem contemplar ainda as necessidades do Hospital Municipal de Pediatria Nivaldo Sereno Júnior e das Maternidades Araken Irerê Pinto e Leide Morais

“Hoje, Natal conta com 39 leitos de internamento pediátrico e atendimento de urgência pediátrica em todos os distritos sanitários, sendo a UPA Potengi a referência na Zona Norte da capital. Nossa preocupação sempre será prestar uma boa assistência à saúde”, explicou o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

G1RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *