Mulheres lideram 35% dos negócios instalados no RN; 11% são empregadoras

O último trimestre de 2021 fechou com 10,1 milhões de mulheres à frente de seus negócios no Brasil. No RN, de todas as empresas funcionando atualmente, 35% delas são comandadas por mulheres. Essas informações vêm de um estudo do Sebrae RN elaborado a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC).

O levantamento de donas de negócios que empregam outras pessoas continua abaixo do período pré-crise. No final de 2019, o número era de 1,3 milhão, o equivalente a 13,6% de todas as donas de empresas. Já no final do ano passado, o número recuou para 1,1 milhão, contabilizando 11,4% de todos os negócios liderados por mulheres.

O estudo traça um perfil das empreendedoras potiguares e mostra que o gênero feminino ainda acumula jornada de trabalho associada a afazeres domésticos. Segundo a pesquisa, 89% das donas de empresas do Rio Grande do Norte atuam por conta própria e 46% delas são chefes de domicílio.

Outro dado apresentado no levantamento do Sebrae é que o número de mulheres com pelo menos o nível médio continua maior que o dos homens, e essa diferença cresceu entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021. No Estado, 21% das empreendedoras têm nível superior em termos de escolaridade. Porém, 61% delas só ganham até um salário mínimo. Em relação à cor, 56% das empresárias potiguares são negras e o mesmo percentual trabalha menos de 40 horas por semana. Cinquenta e quatro por cento dessas mulheres possuem negócios no setor de serviços.

Poder empregatício

No Rio Grande do Norte, 11% das donas de negócios possuem funcionários. Um exemplo disso vem das irmãs Marliete e Marliene de Sousa, que há 14 anos decidiram aproveitar a experiência de Marliene como florista para montar um pequeno negócio. Foi assim que surgiu a Floricultura Flor & Art, que atualmente funciona numa galeria de lojas de um hipermercado da capital. 

Já chegaram a empregar oito funcionárias, mas com três anos de funcionamento tiveram que fechar. Optaram então por investir numa única loja e hoje em dia empregam quatro funcionárias. “O nosso maior desafio atualmente é honrar com os compromissos tributários”, afirma Marliene. Contudo, o negócio parece valer a pena. “É muito gratificante ser empreendedora, realizar sonhos e encantar a vida das pessoas todos os dias”, afirma a trabalhadora, que dedica seu talento à arte floral. 

FONTE: Tribuna do Norte Com informações da Agência Sebrae

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *