O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por intermédio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Meio Ambiente (Caop Meio Ambiente) visitou duas cooperativas de catadores de material reciclável em Mossoró. A atividade, realizada nesta terça-feira (22), integrou a programação projeto MPRN Perto de Você. O evento está sendo promovido no Município desde segunda-feira (21) e se encerra nesta quinta-feira (24).
As duas cooperativas visitadas foram a Acrevi e a Ascamarem. A coordenadora do Caop Meio Ambiente e promotora de Justiça Rachel Germano, destacou que as cooperativas trabalham bem e já conseguem o resíduo previamente segregado nas casas, com o apoio de transporte da prefeitura. No entanto, ela ressaltou que é necessário melhorar a questão de estrutura, assim como obterem mais apoio.
“As cooperativas precisam ter o licenciamento regularizado para funcionar como se fosse uma empresa formalizada. Embora sejam associação ou cooperativa, precisam emitir nota fiscal para entrar no ciclo da economia circular de maneira formal e conseguir extrair mais”, explicou.
A promotora de Justiça também mencionou que o Caop Meio Ambiente quer fazer acordos de coleta seletiva para grande gerador e prédio público como forma de incrementar o resíduo para ser reciclado e a renda dos catadores. “Nós vimos que o processo de trabalho deles nas cooperativas é bom e eles têm muita informação em relação à legislação, como em relação ao trabalho deles. Porém, precisam de instalações melhores e de um apoio para incrementar essa renda e maximizar o resíduo que falta para economia como o insumo”, concluiu.