Moradores da Vila de Ponta Negra revitalizam beco abandonado com arte

Beco Sátiro Dias, agora Beco das Cores, recebeu intervenção artística com grafite em homenagens às personalidades da cultura popular.

A Vila de Ponta Negra está ganhando mais cores. Grandes personalidades que fizeram história no bairro estão sendo homenageados através da arte do grafite.

Por iniciativa dos próprios moradores, o Beco Sátiro Dias foi revitalizado e agora também será conhecido como Beco das Cores.

“O beco dá acesso à praia de Ponta Negra e eu passo por aqui há mais de 25 anos. Ficava muito incomodada de ver esse trecho numa situação tão negativa, com lixo, buracos e sendo utilizado por pessoas que tem problemas com drogas. Nós estamos ao lado do Morro do Careca, a gente também pensou que essa ação pode transformar esse local em um ponto turístico”, disse Nathy Passos, coordenadora da ação.

O projeto está sendo feito pelo Coletivo das Cores e o início da ação foi realizada pelo Edital de Economia Criativa do Sebrae 2021. Agora, o projeto também conta com o apoio da Fundação Capitania das Artes e Prefeitura do Natal, que selecionou mais grafiteiros para participarem da intervenção. O movimento também tem o apoio de empreendedores da Vila.

“É uma intervenção livre, há expressões artísticas com grafite e cerâmica. É uma forma de homenagear grandes personalidades da cultura popular da Vila que ainda permanecem vivos aqui na comunidade” disse o grafiteiro Miguel Carcará.

“Todos os mestres da Vila estão sendo homenageados, são personalidades do Congo, Pastoril, Lapinha… a ideia é que as crianças do bairro conheçam melhor essa cultura e que provoquem nelas o desejo de dar continuidade a esse legado” complementa Nathy.

As rendeiras também estão entre os homenageados com uma figura que representa bem as mulheres da Vila. “Somos 94 rendeiras, além dos meninos, é um registro e valorização da mulher na cultura popular” disse Maria Maré, coordenadora das rendeiras da Vila de Ponta Negra.

O mestre Pedro Correia, de 66 anos, foi retratado no muro. Ele nasceu na Vila e desde os 13 anos de idade começou a estudar e dançar o Congo de Calçola “fico muito orgulhoso com essa homenagem que retrata a história de luta da Vila de Ponta Negra. As pessoas devem ver a Vila com um olhar diferente”.

Maria Helena, é mestra do Pastoril Estrela do Amanhã e também recebeu homenagem, a personagem estampada no muro veste o típico vestido vermelho usado pelas rainhas do Congo de Calçola. “Estou me sentindo realizada, devemos ser valorizadas ainda em vida e mostrar tudo de bom que a gente tem, o que somos e o que devemos ser”, disse.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *