Matrículas 100% online para alunos das escolas municipais de Mossoró começam nesta quarta (22)

Primeira etapa será para os novatos com algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Altas Habilidades/Superdotação.

O calendário de matrículas para estudantes da rede municipal de ensino de Mossoró, no Oeste potiguar, tem início nesta quarta-feira (22). A novidade este ano é que todas as matrículas serão realizadas de forma online.

O processo faz parte do programa “Educação Digital” e será feito em etapas, começando pelos estudantes novatos com algum tipo de deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou Altas Habilidades/Superdotação. O calendário se encerra no dia 23 de janeiro. (veja abaixo o calendário completo)

Eles podem se matricular através da plataforma do Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). O período de matrículas para esse público vai de 22 a 26 de dezembro. Após a efetivação da matrícula, os pais têm até 3 dias uteis para entregar a documentação nas escolas.

Para os estudantes que não têm acesso a computador ou Internet, a Secretaria de Educação de Mossoró disponibiliza alguns equipamentos nas escolas. Os pais poderão procurar a escola ou Unidade de Educação Infantil (UEI) para a qual desejam a vaga no horário de funcionamento da unidade.

Passo a passo

Os responsáveis devem acessar a plataforma e clicar inicialmente na aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga”. A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Continuar”.

Na sequência, deve-se informar o nome do município (Mossoró) e as respectivas etapas de ensino. De acordo com a etapa de ensino informada, o sistema apresentará a escola com a oferta de vaga disponível. No próximo passo, são preenchidos o turno, dados pessoais, dados residenciais e informada qual a necessidade especial do aluno.

Quando finalizado o preenchimento das informações pessoais, basta confirmar a operação. Para efetivação da matrícula, é necessário a apresentação, em até três dias úteis após a solicitação da vaga, de laudo clínico, assim como a documentação prevista no art. 17 da portaria que instituiu o calendário de matrículas.

A apresentação dos documentos deverá ser realizada na unidade de ensino para qual foi solicitada a matrícula.

Calendário de matrículas

  • Alunos novatos com deficiência, TEA ou Altas Habilidades/Superdotação (de 22 a 26 de dezembro);
  • Renovação (realizada pela própria unidade de ensino, por meio do SIGEduc, de 3 a 7 de janeiro de 2022);
  • Transferência (de 10 a 14 de janeiro de 2022);
  • Matrícula de novos alunos (de 17 a 23 de janeiro de 2022).
  • Todos os detalhes sobre o calendário de matrículas da rede municipal de ensino estão disponíveis AQUI.

FONTE: G1/RN

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *