Maternidade Escola da Rede Ebserh em Natal (RN) retoma cadastro de novos pacientes para o Centro de Reprodução Assistida

O atendimento aos casais e mulheres que desejam ter filhos e enfrentam dificuldades para engravidar foi retomado no Centro de Reprodução Assistida da Maternidade Escola Januário Cicco, unidade vinculada à Rede Ebserh (MEJC-UFRN/Ebserh/MEC). O serviço, que havia sido suspenso devido à pandemia da Covid-19, iniciou o retorno gradual em setembro e, agora, retomou todas as atividades, incluindo novos cadastros. 

Para voltar a atender em sua totalidade, foi seguido um criterioso planejamento que contempla medidas de segurança adotadas mundialmente, recomendadas pelos órgãos de saúde. 

A chefe da Unidade de Direitos Reprodutivos da Maternidade, Edualeide Bulhões, explicou que o serviço sempre seguiu rígidos protocolos de biossegurança, norteados por órgãos fiscalizadores e, com a pandemia da Covid-19, foi necessário adotar novos processos para oferecer ainda mais proteção aos pacientes e toda a equipe. “Todos os espaços continuam sendo higienizados e desinfetados rotineiramente e as consultas estão sendo agendadas previamente com um número reduzido de pacientes e um espaçamento de horários, para evitar aglomerações”, afirmou. 

Inaugurado em março de 2013, o Centro de Reprodução Assistida tem como objetivo oferecer assistência aos casais e mulheres que possuem algum tipo de problema de infertilidade. Essa condição se categoriza pela incapacidade de se obter uma gestação após um ano de tentativas mantendo relações sexuais frequentes sem o uso de contraceptivos. 

O local oferece toda a assistência médica e multidisciplinar com psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e assistentes sociais e possui uma taxa de sucesso de gravidez em torno de 38%. Ao longo dos anos, possibilitou o nascimento de cerca de 65 crianças. Habilitado em oferecer técnicas como inseminação artificial, fertilização in vitro (FIV) e a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozoides (ICSI), o centro chega a realizar cerca de 4 mil consultas e 249 procedimentos por ano. 

Acesso ao tratamento 

Para ter acesso ao serviço, o primeiro passo é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa na cidade de Natal (RN) e agendar consulta com a equipe de Saúde da Família. Os profissionais da equipe irão encaminhar os pacientes para consulta com um ginecologista e, de lá, serão direcionados para o serviço de reprodução assistida da Mejc-UFRN/Ebserh/MEC, onde serão atendidos por uma equipe multiprofissional. A inscrição na fila de procedimentos acontece no retorno à unidade, após apresentação dos resultados de exames solicitados. 

O Centro funciona de segunda a sexta das 7 às 19h e sábados e domingos das 7 às 13h. Dúvidas e outras informações podem ser obtidas através do telefone (84) 3342-5815. 

Sobre a Rede Ebserh 

A Mejc faz parte da Rede Ebserh/MEC desde agosto de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Hospitais vinculados a universidades federais possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

FONTE: MEJC-UFRN/EBSERV 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *