As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) trabalham para finalizar a implantação do desvio no km 203,5 da BR-304, em Lajes.
A obra está 50% executada e atualmente está sendo instalada a tubulação do bueiro que vai garantir o fluxo do riacho Bom Fim. A conclusão dos serviços está condicionada a condições climáticas favoráveis, uma vez que o excesso de chuva dificulta a colocação de material do pavimento, segundo o órgão. Contudo, a expectativa é de que o desvio já esteja operando na primeira quinzena de maio.
Quando finalizado, o desvio terá 500 metros de extensão, 10,5 metros de largura (incluindo dois acostamentos de 1,5 metro cada) em pavimento de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A camada de CBUQ terá sete centímetros de espessura, garantindo aos usuários mais segurança ao trafegar e, possibilitando, inclusive, a passagem de veículos pesados.
Nova ponte
Importante destacar que esta pista provisória será aproveitada futuramente como parte do canteiro de obras para a execução da nova ponte. A travessia a ser construída vai substituir a estrutura que colapsou no final de março em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região.
O anteprojeto para contratação emergencial de empresa que vai construir a nova ponte está em análise pela equipe técnica da autarquia. Após a aprovação do anteprojeto, será dado início ao processo de contratação de empresa especializada para a obra. Importante esclarecer que a nova estrutura terá conformações diferentes da travessia que colapsou, visando elevar a capacidade de vazão no segmento e afastar o risco da ocorrência de sinistros.
Entenda
No dia 31 de março deste ano, a ponte próxima a Lajes, na BR-304, desabou, por conta das chuvas.
Desde então, diversos prazos foram dados para sua conclusão. O primeiro foi no dia 3 de abril, pelo ministro dos Transportes Renan Filho e pela governadora Fátima Bezerra (PT). Nesse dia a obra foi iniciada. A conclusão seria em 15 dias.
Depois o Dnit prometeu para o ‘final de abril’. Dias após colocou para ‘o início de maio’. Hoje, promete para ‘primeira quinzena de maio’.