Hospital Veterinário de Natal chega a dois meses registrando mais de 2.000 atendimentos

Com dois meses de atividade, o Hospital Veterinário de Natal está preenchendo uma lacuna importante em prestação de serviços públicos à população e seus pets. Somente no mês de outubro, o hospital realizou 629 consultas clínicas e mais de 1.800 procedimentos ambulatoriais, firmando o compromisso da Prefeitura de Natal com a saúde pública da população e cuidado com os animais.

Aberto no dia 10 de setembro, o primeiro hospital público veterinário de Natal fica no bairro da Ribeira e representa um avanço na área de atendimento a animais de estimação. Equipado com aparelhos de Raio X e com a realização de exames laboratoriais e de imagem, o hospital realiza cerca de 600 atendimentos mensais.

Com a chegada do aparelho de Raio X na unidade, a demanda por este tipo de exames chega a mais de 300 por mês. Serviços laboratoriais como hemograma também são requeridos em proporção elevada, resultando em mais de 1.500 exames realizados por mês. O investimento realizado pela Prefeitura ainda garantiu o uso de aparelhos de ultrassonografia que somaram 178 exames realizados no mês de outubro.

O serviço pioneiro em Natal completou no último domingo (10) dois meses de serviço, devido ao planejamento e decisão da gestão em favorecer a saúde de todos os que vivem na capital. “Estamos felizes em ver o sucesso do Hospital Veterinário muito desejado e buscado por nós, e que agora contribui para o acesso a um serviço público importante, bem equipado e de qualidade, com atendimentos que incluem cirurgias e exames para os pequenos animais”, relata o prefeito Álvaro Dias.

Os principais atendimentos feitos pelos veterinários nos últimos meses foram a clínica geral e cirúrgica, com enfoque nos procedimentos de retirada de nódulos e infecções uterinas, que representam as principais procuras pelos usuários. 

Os animais mais levados para consultas foram os cães SRD (sem raça definida), popularmente conhecidos como “vira lata”, porém, os tutores

A população se mostra satisfeita pelo serviço prestado pela Prefeitura de Natal, aproveitando a oportunidade para consultar os animais que necessitam de auxílio médico. “O atendimento daqui é muito bom, foi a primeira vez que vim e o médico atendeu a minha cadela super bem, com atenção e muito conforto na hora dos exames”, conta Francisca Souza, 56, tutora de animal em atendimento médico.

Casos mais recorrentes
Os diagnósticos mais recorrentes no hospital, desde sua inauguração, foram a Leishmaniose, Doença do Carrapato e lesões ortopédicas. Partindo para os procedimentos cirúrgicos, eles são realizados em baixa e média complexidade que dependem da avaliação do médico veterinário do atendimento. No mês de outubro, 75 cirurgias de baixa e média complexidade foram realizadas no hospital.

“A gente prioriza um atendimento técnico e de boa qualidade. Os veterinários estão sempre sendo avaliados e tentando manter um atendimento de alto nível. Nos mantemos atentos a todos atendimentos, prestando o serviço à população de forma que os animais encontrem uma estrutura adequada para as necessidades deles”, garante a coordenadora do Hospital Veterinário, Jéssica Porto.

Atualmente, a equipe médica conta com quatro profissionais de Medicina veterinária que atuam das 8h às 17h, de segunda a sexta. No período da manhã, são priorizados os atendimentos com mais de 20 fichas distribuídas, já no período vespertino a equipe médica atende os animais que necessitam de retorno.

Utilizando a tecnologia em seu favor e dos pets, o Hospital ainda realiza atendimentos remotos, a partir do canal TeleVet, disponível pelo aplicativo “Natal Digital”. Uma ferramenta que facilita o diálogo com o tutor, sem a necessidade de deslocamento com seu pet até o espaço físico.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *