Goiamum Audiovisual chega à 10ª edição de forma virtual

O Festival Goiamum Audiovisual está de volta em 2021 para realizar sua 10ª edição em meio a um novo e desafiador tempo. De 16 a 20 de agosto, nas plataformas digitais do Goiamum Audiovisual no Youtube, Embaúba Play e SPCine, o festival estará no ar com diversas mostras, exibições inéditas, debates e reflexões sobre cinema, política, pandemia e educação. Como maior mostra da edição, o destaque será para o cinema potiguar, que vive um momento de valorização e efervescência traduzido não só em premiações no Brasil e em festivais internacionais, mas em interesse do espectador e na versatilidade das temáticas.

Como parte dessa história, o Festival Goiamum Audiovisual apresenta um grande painel do cinema realizado em solo potiguar. Sob o guarda-chuva do programa “Cinema É Potiguar” e curadoria local, o festival exibe quatro mostras que potencializam nossa cena para o ambiente sem fronteiras da internet.

A seleção caprichada dessa cinematografia recente reúne novas e antigas produções. A “Mostra Especial Curta Goiamum” vem com os filmes premiados de realizadores potiguares das seis edições da mostra competitiva Curta Goiamum, única competitiva do festival. O recorte revela o quanto somos contemporâneos, nacionais e internacionais, ao mesmo tempo demarca nossas fronteiras, olhares e origens.

“Nós na Tela – Coração do Mundo” revisita a homenagem do Festival Goiamum a um de seus fundadores, o realizador audiovisual Geraldo Cavalcanti, que recentemente nos deixou vítima de Covid-19. “Dilemas do Presente:  Um olhar sobre a pandemia” é a única mostra competitiva com chamada pública, desbrava e reflete sobre o momento em que vivemos a crise sanitária mundial. É uma contribuição do festival para a memória do audiovisual potiguar, já que vivemos um acontecimento que entrará para a história.

“Panorama Potiguar” traz a curadoria da Cinemateca Potiguar, que faz um recorte dos filmes de maior destaque em suas trajetórias produzidos de 2018 até 2021. Além das mostras, acontecem o Bate-papo Audiovisual Potiguar Ontem e Hoje e o Bate-papo Audiovisual Potiguar no Pós-pandemia.

EDUCAÇÃO

Com uma mostra, uma oficina exclusiva para a Educação e um debate aberto ao público, o programa “Cinema É Educação” abre o diálogo com educadores e professores do ensino fundamental e médio das disciplinas de Português, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, para contribuir com o processo de metodologia junto a esses profissionais, utilizando a ferramenta do cinema na escola. Fundamental a participação da a gestora e produtora audiovisual chilena Caroline Pavez, que fez um recorte de histórias da América Latina Andina pouco conhecida do público, mostrando como o cinema tem o poder de ir além da arte e do entretenimento.

POLÍTICA

O Programa “Cinema é Política” traz para o público obras e falas de diretores que já abordaram essas questões de forma original. O objetivo é contribuir com uma nova reflexão sobre o tema a partir do passado de ditadura e violência política, trazendo para cenário político atual no qual paira um sentimento de ameaça à democracia.

O eixo temático conta com a importante consultoria do diretor Thiago B. Mendonça, ele mesmo um realizador que se dedicou ao tema em seus filmes. Ele é responsável pela curadoria da mostra e por reunir realizadores para debater em torno do tema “Cinema contra o autoritarismo: Ontem e Hoje”. Os diretores Cristina Amaral, Adirley Queirós, Eryck Rocha ainda contribuem com a difusão de seus trabalhos na mostra “Cinema de Contestação”. São oito filmes brasileiros dos diretores Andrea Tonacci, Eryck Rocha, Thiago B. Mendonça, Adirley Queirós, exibidos através da plataforma Embaúba Play, e também pela SPCINE. Duas obras de Andrea Tonacci completam a mostra, inserindo o diretor que retratou o tema no passado.

A décima edição do Festival Goiamum Audiovisual tem o patrocínio da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Governo do estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Conta ainda com a parceria da Embaúba Play, Cinemateca Potiguar e IFRN e é uma realização da Casa de Produção.

SERVIÇO:

10º Goiamum Audiovisual – 16 a 20 de agosto, nas plataformas digitais Embaúba Play (www.embaubaplay.com), canal youtube Goiamum Audiovisual (/festivalgoiamumaudiovisual) e SPCine (www.spcine.com.br).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *