Enem 2021 tem datas para o período de inscrição definidas

Os estudantes que acessaram a Página do Participante, na manhã desta segunda-feira 17, para fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 (Exame Nacional do Ensino Médio) foram informados sobre as datas do período de inscrição no exame: entre os dias 28 de junho e 9 de julho.  

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) ainda não publicou o edital com as datas do exame. Oficialmente, as datas só serão válidas quando o instituto se manifestar no Diário Oficial da União.  

A publicação das datas de inscrições ocorre após uma semana marcada por polêmicas e vazamento de informações sobre a realização Enem 2021. O exame corria risco de ser realizado somente em janeiro de 2022.  

A preocupação com a data do exame começou após a publicação de uma portaria no Diário Oficial da União na última terça-feira 11, com as metas do ano do Inep para o ano de 2021. O texto não previa a aplicação do Enem.  

Durante uma reunião com o CNE (Conselho Nacional de Educação), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, foi questionado sobre a realização do exame ainda neste ano e ele informou que “definirá data do Enem neste mês”. Também falou que há um engajamento “de todos os servidores para que o exame seja realizado neste ano”, mas, ao mesmo tempo, destacou questões orçamentárias.  

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, enviou na quinta-feira 13 um ofício ao ministro da Economia, Paulo Guedes, pedindo liberação de recursos para as universidades federais e também para a aplicação do Enem. Após remanejamento interno, parte dos recursos bloqueados para as federais foi liberado.  

Na quinta-feira 13, documentos internos do Inep, entre eles um despacho, mostravam que já havia a intenção de aplicar as provas do Enem nos dias 16 e 24 de janeiro de 2022. O Inep nega a informação.  

Ribeiro declarou que o Enem “deve ocorrer entre outubro e novembro” e minimizou o vazamento do despacho.  

O R7 entrou em contato com o Inep sobre o calendário de inscrições para o Enem, mas até a publicação deste texto não teve resposta. 

FONTE: R7/AGORA RN 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *